A Reitoria Itinerante esteve no Ifes – Campus Avançado de Viana, no dia 26 de agosto, para apresentar o andamento dos itens de pauta indicados por servidores e estudantes nas etapas de prospecção e pactuação, ocorridas em 2018. Sendo o campus mais novo do instituto, inaugurado em 2015, a maior parte das demandas haviam se concentrado em melhorias da estrutura física do espaço.

O novo refeitório do campus, equipado com geladeira e dois fornos micro-ondas, foi inaugurado oficialmente no dia da visita da equipe da Reitoria, atende à necessidade dos servidores e alunos de um lugar adequado para as refeições, além da cantina que já existia no campus. Também proporcionando mais conforto, um dos banheiros do pavimento térreo já foi reformado, e mais três no andar superior estão sendo reparados. Ambas as demandas foram apontadas pelos estudantes.

A preparação de seis novas salas para grupos de três a quatro professores está em andamento, conforme havia sido indicado pelos servidores como item de pauta, pois hoje eles contam com um único espaço para planejamento e atendimento aos estudantes.

Para vigilância no entorno do campus, foi contratado um sistema de circuito fechado de televisão (CFTV), com doze câmeras e 16 barreiras de alarme e a instalação está agendada para o próximo mês. Conforme informado pela equipe da reitoria e a direção-geral do campus, essa é uma entre soluções que serão adotadas visando à segurança dos usuários do campus.

Para a construção de um ginásio coberto, solicitado pelos estudantes, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional informou que o termo de referência para a contratação do projeto está na fase final, com previsão de licitação até o mês de setembro. Com o projeto pronto, haverá a fase de captação de recursos, e o esperado é que a obra seja licitada até o segundo semestre de 2020.

Biblioteca e laboratórios
Presente como item de pauta de servidores e estudantes, o funcionamento pleno da biblioteca era uma demanda urgente da comunidade do campus. Hoje conta com uma bibliotecária e estagiários para apoio e atendimento. A chegada dos cargos de Assistente Social, Pedagogo e Psicólogo, também pedidos pelos estudantes, ainda dependem da criação dos novos códigos de vagas, por meio de lei do Ministério da Economia, ou da remoção de servidores lotados em outros locais para o campus.

Tendo em vista melhores condições para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, os alunos haviam pedido a instalação de laboratórios. Atualmente, o campus já dispõe com um laboratório de Informática em funcionamento, e os laboratórios de Física, Química e Biologia estão em fase de conclusão, já contando com itens de mobiliário, microscópios, modelos e outros materiais. O laboratório de Logística está em fase de definição da infraestrutura e equipamentos necessários.

Administração
O Conselho Superior do Ifes aprovou em sua última reunião, em 23 de agosto, a formalização da vinculação do campus à Reitoria, para atendimento das demandas administrativas, que, por se tratar de um campus avançado, não possui recursos de pessoal e funções suficientes para operar com independência administrativa. Além disso, dados de matrículas e docentes do campus deixaram de estar agregados aos indicadores educacionais do Ifes – Campus Cariacica na Plataforma Nilo Peçanha (PNP), o ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal.

Quanto à posse definitiva do terreno em que o campus hoje está instalado, conforme pedido pelos servidores, o reitor do Ifes informou que o contrato de cessão hoje firmado com a prefeitura do município de Viana, com vigência de 60 anos, traz garantia de um planejamento de médio e longo para o espaço, mas que, de toda forma, a gestão segue em diálogo com o poder público e parlamentares para uma solução definitiva, tal como acontece com outros campi do instituto.

Diálogo
Aproveitando a presença do reitor, dos pró-reitores e dirigentes sistêmicos, foram tratados outros assuntos pertinentes à comunidade do Ifes – Campus Avançado de Viana. Foram divulgadas informações sobre ações de Pesquisa, Extensão, Administração, Desenvolvimento Institucional e Ensino, tais como o regulamento de remoção interna que está em consulta pública, os editais na Pesquisa e Pós-graduação, as ações de Extensão e as atividades da assistência estudantil.

Após a reunião, os estudantes e servidores que atuam na área de Ensino se reuniram com a equipe de Pró-reitoria de Ensino para a primeira discussão das novas diretrizes internas da Assistência Estudantil do Ifes. A ação pretende aprimorar a política interna do Ifes para assistência, para incluir as sugestões dos estudantes ao documento que foi elaborado pelos profissionais da área. O Ifes – Campus Avançado de Viana foi o primeiro a receber a ação, e nos demais campi acontecerão nas mesmas datas das reuniões da Reitoria Itinerante.

Próximas reuniões
A Reitoria Itinerante segue no mês de setembro para os campi de Alegre (16/9); Cachoeiro de Itapemirim (17/9); Serra (23/9); Piúma (25/9) e Guarapari (26/9).  Acompanhe o cronograma.

Correção: diferentemente do que foi publicado em 27/8, o contrato de cessão do local onde está o campus é de 60 anos, e não 30 anos.