Estudantes e servidores de todos os campi dos Ifes escolheram 10 pautas prioritárias para apresentar à equipe da Reitoria Itinerante. Veja quais foram as demandas escolhidas:

Campus Barra de São Francisco

Estudantes:

  • Aumento no valor dos auxílios de assistência estudantil
  • Aumento de visitas técnicas
  • Ampliar as opções de cursos técnicos concomitantes (exemplo: rochas ornamentais, informática, enfermagem, mecânica e agropecuária)
  • Implantar rede de wi-fi de alta qualidade para acesso de todos alunos (aquisição de equipamentos)
  • Oferecer oportunidades de intercâmbio internacional.

Servidores:

  • Critérios de remoção mais claros e política de capacitação
  • Construção dos blocos de ensino e administrativo
  • Planejamento para iniciação de obras considerando a capacidade de gestão (GPRO) e terceirizar o processo de fiscalização de obras
  • Gratificação de interiorização
  • Apoio para equipe multidisciplinar (enfermeiro, psicólogo e assistente social)

 

Campus Nova Venécia

Estudantes:

  • Aumento de visitas técnicas
  • Expansão da área física da biblioteca e aquisição de mais computadores
  • Mais projetos de bolsas de pesquisa científica
  • Aumento de oportunidade de estágio firmando parceria com empresas privadas
  • Construção refeitório institucional

Servidores:

  • Ampliação de vagas para técnicos administrativo e docentes, priorizando os campi do interior e Corrigir as distorções oriundas de remoções por saúde e vaga de professor efetivo para aee.
  • Execução do projeto de readequação e ampliação dos espaços físicos (projeto já finalizado)
  • Obra de infraestrutura da rede de esgoto
  • Atualização do parque de TI (computadores, servidores, equipamentos de rede, segurança de rede)
  • Construção do bloco acadêmico

 

Campus São Mateus

Estudantes:

  • Biblioteca (estrutura completa com cabines de estudo e miniauditório)
  • Cobertura da quadra
  • Construção restaurante / refeitório
  • Estrutura dos passeios: cobertura, iluminação e acessibilidade (atenção a acessibilidade na quadra)
  • Aumento no valor dos auxílios de assistência estudantil

Servidores:

  • Construção dos blocos II e III do anexo II
  • Rubrica exclusiva para pesquisa e extensão para cada campus
  • Revisão da flexibilização da jornada de trabalho (critérios)
  • Política efetiva de atenção à saúde do servidores, preparação para aposentadoria, exames periódicos, médico do trabalho, atendimento multidisciplinar para servidores.
  • Recurso e plano de capacitação (in company, formação técnica adm, fiscalização de obras)

 

Campus Montanha

Estudantes:

  • Aumento no valor dos auxílios de assistência estudantil
  • Aumento de visitas técnicas
  • Construção da fazenda experimental
  • Agilizar operação da incubadora
  • Aumento de recursos para iniciação científica

Servidores:

  • Aumento no valor dos auxílios de assistência estudantil
  • Construção do bloco administrativo
  • Construção da fazenda experimental
  • Aumento de códigos de vaga docente / técnico
  • Construção do ginásio

 

Campus de Alegre

Estudantes:

  • Aumentar e ampliar as bolsas de assistência estudantil
  • Falta de professor nas áreas específicas
  • Terminar as obras em andamentos
  • Aumento de visita técnica
  • Acessibilidade para o campus

Servidores:

  • Montar sala de videoconferência para reuniões (diminuir reuniões em Vitória)
  • Falta de recurso para os laboratórios
  • Ausência de apoio da PRPPG no campus
  • Falta de viabilidade para os alunos com necessidades específicas (estrutura, formação, etc)
  • Retorno do orçamento gerado de fonte própria (por se tratar de campus agrícola necessita de retorno rápido, por exemplo para tratar de animais)

 

Campus Cachoeiro de Itapemirim

Estudantes: 

  • Criação do restaurante universitário
  • Laboratórios (espaço físico e equipamentos de acordo com o PPC)
  • Transporte para visita técnica e aulas de campo
  • Implementação de programas de incentivo à iniciação científica e extensão no campus
  • Contratação de mais professores para a oferta semestral de disciplinas

Servidores:

  • Construção de mais um bloco de salas e laboratórios (bloco 0)
  • Ampliação do espaço físico da biblioteca
  • Espaço (galpão) para desenvolver projeto
  • Trocar os computadores dos laboratórios dos blocos 2 e 4 por computadores novos. Esses laboratórios são altamente rejeitados por terem computadores muito antigos, desgastados e que não tem capacidade de hardware suficiente para rodar softwares pesados
  • Elevador para pessoas com necessidades específicas

 

Campus Piúma

Estudantes:

  • Criação de uma subestação elétrica e climatização
  • Repasse maior para o auxílio (principalmente alimentação) / pontualidade
  • Construção do laboratório de pesca e reforma do barco
  • Modernização dos equipamentos de TI (projetor, computador e internet e sistema acadêmico/ pergamum)
  • Construção da piscina do campus (aulas práticas e prática de esportes)

Servidores:

  • Climatização (insalubridade)
  • Portaria 17: “o que a reitoria irá fazer para que o Instituto não vire uma escola”
  • Construção de espaços físicos (salas de aula, administrativo, laboratórios, galpão de almoxarifado)
  • Incentivo a capacitação de TAE’s (Minter e Dinter, TAE substituto)
  • Projeto de eficiência energética e aproveitamento de água

 

Campus Guarapari

Estudantes:

  • Material, equipamento e manutenção nos laboratórios
  • Refeitório
  • Ginásio
  • Aumento do valor da assistência estudantil
  • Ônibus para fazer o trajeto até o Ifes (atenção aos alunos portadores de necessidades específicas)

Servidores:

  • Aquisição de equipamentos básicos de laboratório (mecânica e elétrica)
  • Cercamento do campus
  • Construção do ginásio
  • Seguir o PDTI (atenção para aquisição de equipamentos, softwares, catracas, videomonitoramento e sistemas)
  • Construção do bloco que contemple administrativo, biblioteca e auditório

 

Campus Aracruz

Estudantes: 

  • Ampliação de vagas de servidores (docente e administrativo)
  • Ampliação do ambiente da cantina
  • Construção da quadra
  • Incentivo as atividades de extensão (visita técnica, mini onu e sigi)
  • Aumento no valor da assistência estudantil (monitoria)

Servidores:

  • Valorização dos servidores (politica de capacitação com foco em formação de mestres e doutores, flexibilização do ponto eletrônico, flexibilização da jornada de trabalho)
  • Criar politica equitativa de distribuição dos códigos de vagas novas, de vacância e aposentadoria (relação número de aluno/servidor)
  • Construção da quadra coberta com vestiário
  • Construção de guarita com controle de acesso via catracas e para controle de pedestres e cancela veículos (integrado com demais sistemas) sistema de videomonitoramento (interna e externamente)
  • Reforma da área da cantina, ambientes administrativos (bloco a e banheiros do bloco b) e cobertura da atual área utilizada para eventos (toldo)

 

Campus Itapina

Estudantes: 

  • Estender o horário de funcionamento dos setores acadêmicos no turno noturno (mais servidores)
  • Atraso do aux. Assistência estudantil (mais servidores no setor)
  • Reformulação do dce com participação de todos os campi (descentralizar de vitória)
  • Maior apoio e investimento na área esportiva do campus, tanto em estrutura como em participação em competições externas
  • Melhorar a estrutura dos grêmios, da’s e ca’s com salas e computadores, reuniões periódicas com a reitoria e melhorar a comunicação entre esses grupos

Servidores:

  • Construção do auditório com centro de vivência para eventos e ead (já existe o projeto)
  • Construção de complexo pedagógico com 30 salas para atendimento ao ensino, pesquisa e extensão (já existe projeto)
  • Regulamentar a comercialização da produção própria e garantir o retorno desse recurso
  • Construção da fábrica de ração (já existe projeto)
  • Execução do projeto de instalação de energia fotovoltaica

 

Campus Colatina

Estudantes: 

  • Construção e implantação do restaurante universitário
  • Ampliação do espaço físico e atualização do acervo da biblioteca
  • Aumento de bolsas para monitoria, pesquisa e extensão
  • Implantar programas de idiomas e intercambio continuo
  • Análise, intervenção, ampliação e modernização da estrutura física geral do campus (sistema elétrico, hidráulico e climatização)

Servidores:

  • Criação de critérios claros para a distribuição de orçamento (investimento)
  • Planejar a implantação de sistemas institucionais, de forma a ter a continuidade da prestação de serviços
  • Desburocratizar os processos institucionais e dar maior agilidade na produção e revisão de documentos normativos na área de ensino e administração (exemplo: normativa para a portaria 17, progressão docente, in 05/2017 de contratação de serviços)
  • Distribuição de cargos e funções de acordo com a portaria 246/2016
  • Análise, intervenção, ampliação e modernização da estrutura física geral do campus (sistema elétrico, hidráulico e climatização)

 

Campus Linhares

Estudantes: 

  • Construção do auditório
  • Substituto de tae que está afastado
  • Contratar projeto e executar obra de acessibilidade
  • Aquisição de eletrodomésticos e armários para uso dos alunos
  • Viabilizar o fornecimento de alimentação escolar

Servidores:

  • Contratação de cursos in company
  • RSC para TAE
  • Construção do refeitório
  • Investimento para atualização do parque tecnológico
  • Ampliação dos códigos de vagas (TAE)

Campus Centro-Serrano

Estudantes: 

  • Garantir os auxílios alimentação e moradia para os grupos 1 e 2 e ampliar o atendimento para o noturno
  • Manter o transporte escolar para as turmas do integrado e ampliar a oferta para as turmas do noturnos com a disponibilização de rotas também para os três municípios
  • Construção de áreas para práticas esportivas – ginásio poliesportivo e vestiário
  • Implantação de Laboratórios básicos: química, biologia, física etc.
  • Urbanização mínima do campus: calçamento, guarita, iluminação, drenagem e paisagismo

Servidores:

  • Complementação do recurso de custeio do Campus em 35%
  • Garantir a estrutura mínima (infraestrutura e pessoal) para o funcionamento adequado do campus
  • Viabilização do acesso dos servidores ao campus
  • Implantação de uma política transparente de remoção/redistribuição, inclusive com Edital permanente de remoção.
  • Distribuição para o Campus Centro-Serrano das funções gratificadas já descentralizadas pelo MEC conforme Portaria 246

Campus Santa Teresa

Estudantes: 

  • Estruturar os laboratórios e setores de campo (exemplo suinocultura, caprinocultura), falta infraestrutura
  • Implantar módulos de energias renováveis (exemplo: aquecimento de água e/ou usina fotovoltaica)
  • Estudar um melhor aproveitamento do restaurante, tentando diminuir o gasto da assistência estudantil (uma sugestão foi aproveitar a produção de alimentos do próprio campus)
  • Retorno do seguro de vida
  • Aumentar o recurso e reestruturar a distribuição dos programas da assistência estudantil (transporte, aux. Moradia), podendo ter participação do governo estadual no transporte

Servidores:

  •  investir na infraestrutura de água do campus (criar poços e tratar a água) tratamento de efluentes (esgoto), que atenda os setores de campo;
  • Investimento para atualização do parque tecnológico (priorizar o PDTI)
  • Readequação da rede elétrica (a empresa rescindiu o contrato por não ter capital para esperar o desembolso do governo)
  • Capacitação in company
  • Reforma e adequação das salas de aula e instalações do campo

Campus Ibatiba

Estudantes: 

  • Contratação de servidores (Psicólogo, setor de estágios, professores de áreas específicas)
  • Construção de um outro bloco com biblioteca e auditório maiores na área anexa doada pela prefeitura para não perder a área
  • Aumento dos recursos de assistência estudantil
  • Construção de um alojamento para os alunos em regime de internato e alunos da pós-graduação ficarem em dias de evento e aulas aos finais de semana
  • Ar condicionado (contratação do projeto de climatização e elétrico)

Servidores:

  • Recursos de investimento para Aquisição de livros para a engenharia e complementar o acervo (atualmente o campus possui menos de 25% do quantitativo previsto no PPC do curso que será avaliado pelo MEC)
  • Construção de biblioteca, auditório, laboratórios (previstos no PPC da engenharia e outros), salas de aula, salas de planejamento, almoxarifado de reagentes. Sugere-se que sejam construídos na área anexa doada pela prefeitura para não perder
  • Ampliar número de servidores do campus (Psicólogo, técnico em assuntos educacionais, pedagogo, enfermeiro, assistente em administração, assistente de alunos, técnico em TI, docentes, técnicos de laboratório)
  • Capacitação stricto sensu para TAES com turmas exclusivas
  • Distribuição de recursos para a aquisição materiais para laboratório, computadores, mobiliário para biblioteca

Campus Venda Nova do Imigrante

Estudantes: 

  • Aumento no valor e número de bolsas de Assistência Estudantil e projetos de pesquisa, iniciação científica e extensão (mais bolsas, projetos e investimentos)
  • Ampliar oportunidades de intercâmbios
  • Melhorias e Ampliação da Biblioteca: Aquisição de mais computadores, ampliação do acervo e criação de salas de estudos
  • Espaço de Convivência discente no campus
  • Atualização do Sistema Acadêmico quanto a horários individuais e Desburocratizar a utilização do Nome Social no Sistema Acadêmico

Servidores:

  • Ofertar cursos de capacitação para servidores, como: DINTER, MINTER e Cursos In Company.
  • Dar transparência aos processos de divisão de orçamento, remoção e dos resultados do planejamento estratégico; Simplificar os formulários do relatório de gestão.
  • Ampliar os recursos para assistência estudantil, bolsas de ensino, pesquisa e extensão.
  • Otimizar os sistemas utilizados, como: SIG (integração), Sistema de Gestão de Pessoas, Protocolo, Site Institucional (busca de documentos), Sistema Acadêmico e Pergamum.
  • Estender a RSC para os Técnicos-Administrativos.
Campus Cariacica

Estudantes: 

  • Melhor estruturação no setor de assistência estudantil com: Aumento no valor dos programas da assistência estudantil; melhor distribuição dos programas; aumento no número de servidores no setor de serviço social (está ocorrendo atrasos na concessão dos auxílios); Adotar programa de alimentação público social com aproveitamento do recurso destinado pelo Governo Federal para os alunos do ensino básico
  • Viabilizar transporte para as atividades necessárias (exemplo: visitas técnicas e Jifes)
  • Esclarecer para os alunos os termos constantes código de ética discente e ROD e debater com os alunos para proposição de mudanças
  • Falta apoio à área cultural e esportiva e fortalecimento nessas áreas (falta estrutura e acompanhamento de profissional da área. Foi sugerida a contratação de “técnico esportivo”)
  • Colocar em discussão as bolsas de pesquisa e extensão

Servidores: 

  • Ações de capacitação para TAE’s (mestrado, preparatório ANPAD, minter e dinter), sendo extensiva aos docentes (minter e dinter)
  • Provimento imediato de servidores TAE para atender premências dos setores administrativos. Atualmente a maioria dos setores administrativos possuem somente 1 servidor atuando em cada setor com sobrecarga e comprometendo a efetividade do trabalho.
  • Padronização dos procedimentos dos setores administrativos e ensino (implantação de Procedimento Operacional Padrão – rotina do dia a dia)
  • Finalização da obra do bloco C (já existe projeto), para atender as demandas existentes do ensino, pesquisa, extensão e administração e seu devido aparelhamento (atualmente demanda-se de 11 laboratórios, 12 salas de aula/ambiente e salas de professores)
  • Destinação Institucional de orçamento especifico para as atividades de pesquisa e extensão dos campi (exemplo: diárias, passagens, bolsas) e critérios para atribuição de carga horária para esse fim (TAE e docente).
Campus Vila Velha

Estudantes:

  • Aquisição de equipamentos para atualização parque tecnológico da química
  • Reforma do bloco acadêmico (ênfase no telhado) e conclusão da drenagem da segunda parte do campus (já existe projeto)
  • Construção de ginásio (já existe projeto)
  • Aquisição de livros
  • Melhorar e ampliar o acesso ao campus (desapropriação e construção da entrada do campus)

Servidores: 

  • Implantação de política de capacitação: Ambientação, capacitação continuada (pessoas ligadas a administração), minter e dinter para TAE’s, capacitação em rede geridos pela Reitoria.
  • Renovação e atualização do parque tecnológico (computadores para servidores, infraestrutura de rede, sistemas adquiridos e inexistentes, rfid, pergamun…etc)
  • “Aproximação das Pró-Reitorias, sendo:
    PROAD: no sentido de padronização e melhorias de processos (coordenar as ações sistêmicas);
    PRODI: no sentido de rever procedimentos normativos que distanciam servidores das Diretorias de Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação (dentre as demandas citado o relatório de gestão)”
  • Alteração do entendimento da portaria 246 que versa sobre o tamanho dos campi, mudando a tipologia do campus Vila Velha para o modelo 120/90, considerando o potencial de crescimento.
  • Garantir investimento para a concretização da infraestrutura mínima de funcionamento do Ifes Campus Vila Velha já aprovada no PDI
Campus Vitória

Estudantes:

  • Resolução do atraso da assistência estudantil (informado pelo diretor que os motivos são: Falta de servidores para a execução dos trabalhos e atraso do repasse de “financeiro”).
  • Reformulação da tabela de preços da cantina (foi citado o quilo da alimentação em Nova Venécia e Centro Serrano que fica em torno de R$ 10,00 o Kg da refeição).
  • Melhorar a segurança interna e externa do campus (implantar videomonitoramento e solicitar policiamento).
  • Reforma do Bloco da Metalurgia e telhado da mecânica e melhorar acessibilidade do Campus (foi citada a dificuldade do cadeirante em utilizar o local onde ficam os micro-ondas na arquibancada).
  • Criação de política pública de valorização do Proeja (exemplos: garantir a abertura de mais vagas para o Proeja e formação de professores).

Servidores: 

  • Atendimento as pessoas com necessidades especificas (contratação de pessoal, infraestrutura, equipamentos, comunicação e aproveitamento de profissionais de outros campi).
  • Correção da defasagem de pessoal e funções (FG, CD e FCC), com atendimento a portaria 246.
  • Promover discussão sobre a reforma do ensino médio, a implantação da BNCC e suas consequências para o Ifes, e defesa do ensino médio integrado.
  • Investimento para manutenção, obras, acervo bibliográfico e equipamentos.
  • Definição e implementação do modelo de gestão considerando as necessidades e especificidades de cada Unidade Administrativa, observando os indicadores e cumprindo a legislação.
Campus Viana

Estudantes:

  • Ginásio coberto
  • Construir e equipar os laboratórios de química, física, matemática, informática, Logística e biologia
  • Contratação de bibliotecário, Assistente Social, Pedagogo e Psicólogo
  • Reforma do refeitório de alunos
  • Ampliar o número de banheiros

Servidores: 

  • Criação de CNPJ e UASG
  • Construção de salas de professores com capacidade de até 03 professores
  • Contratação de servidores para viabilizar o funcionamento da biblioteca nos 3 turnos (prioridade na contratação de bibliotecário e auxiliar)
  • Garantir orçamento para infraestrutura de segurança para o campus
  • Viabilizar junto a prefeitura a doação do terreno
Campus Serra

Estudantes:

  • Ampliação do Refeitório (espaço e equipamentos/eletrodomésticos que os alunos utilizam)
  • Construção do Ginásio Poliesportivo
  • Instalação de banco 24h (dificuldade dos alunos no pagamento de GRU) e melhorar a segurança interna do campus com cobertura da vigilância na portaria da ES 010.
  • Atualização e aquisição de computadores e softwares para os laboratórios com o objetivo de atender as demandas dos alunos nos trabalhos (destinação de uma sala de estudo com computadores e softwares adequados)
  • Organizar os espaços do campus com aproveitamento da estrutura existente para a criação de salas de aula e salas de estudo, e criar espaço para lazer e descanso (tentar expandir a área verde)

Servidores: 

  • Término da infraestrutura do Bloco 9 (climatização, infraestrutura de TIC, computadores, mobiliário e equipamentos de laboratórios de automação e informática). Obs: existe projeto.
  • Renovação do parque tecnológico da TIC (datacenter, laboratórios de informática e automação, salas dos professores, salas de aula e área administrativa…etc)
  • Investimento em infraestrutura de segurança (Construção de guarita com controle de acesso via catracas e para controle de pedestres e cancela de veículos, integrado com demais sistemas; alarme, videomonitoramento)
  • Reforma e manutenção do Campus Serra: telhados, restaurante, castelo d’água, pintura, ar condicionado…etc
  • Investimento na área de pessoal: RSC para TAE; Revisão da resolução de flexibilização; Desburocratizar a progressão docente; Implantação da Políticas de Atenção a Saúde do Servidor e de Capacitação com cursos In Company, minter e dinter; realizar levantamento de necessidade de servidores TAE’s com priorização para os cargos que o campus necessita, sendo: Assistente Social, Psicólogo, Bibliotecário; e aumento de servidores do cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho para apoio a infraestrutura dos campi

Cefor

Estudantes:

  • Viabilizar, junto aos órgãos estaduais e municipais, licença para que seus alunos (Educimat) possam cursar o mestrado com dedicação.
  • Aumento no número de bolsas para os alunos de mestrado.
  • Assistência estudantil para os alunos do mestrado
  • Construir e equipar laboratórios de ensino de ciências, matemática e informática.
  • Construção/ativação de cantina

Servidores: 

  • Compra do prédio do Cefor e do prédio ao lado
  • Transformação do Cefor em campus
  • Aumento de CD’s, FG’s e vagas de TAE (priorizar pedagogo, intérprete de libras, assistente social, bibliotecário, publicitário e assistente em administração)
  • Prospecção de capacitação e de pós stricto sensu para administrativos
  • Recurso de capital para equipar as salas de aula, biblioteca e laboratórios de ensino de ciências, matemática e informática
Reitoria

Servidores:

  • Solucionar a demanda de infraestrutura (alugar novo espaço ou construir nova sede ou investir em infraestrutura sala de reunião, banheiros com chuveiro, sala de atendimento individualizado, espaço de vivência, ampliação de espaço de garagem e espaço de capacitação)
  • Implantação e capacitação do SIG com revisão de metodologia ou adesão ao PEN-SEI
  • Dimensionamento de força de trabalho e análise de perfil (transparência no critério para análise dos perfis)
  • Revisão das atribuições regimentais (Prefeitura/Proad/Diretoria Executiva) e criação do Conselho de Gestão
  • Gestão documental (arquivo geral)
Polo de Inovação

Servidores:

  • Estruturação de pessoal conforme plano de ação (13 TAE’s de níveis C, D e E)
  • Orçamento próprio para custeio e investimento
  • Construir espaço para abrigar o escritório administrativo do Polo na Fábrica de Ideias
  • Criação de setor de compras especializado na área de pesquisa e inovação
  • Atribuir carga horária docente em atividades no Polo