A reunião de prestação de contas da Reitoria Itinerante no Ifes – Barra de São Francisco aconteceu na terça-feira, 20/8 e reuniu servidores e estudantes do campus com o reitor e pró-reitores para apresentar o andamento e resultados das demandas indicadas nas primeiras etapas do projeto em 2018.

Este ano, o evento aconteceu no novo endereço do campus, no bairro Irmãos Fernandes, propiciado pelo convênio entre o Ifes, o Sicoob e a prefeitura de Barra de São Francisco, e que conta com salas de aula climatizadas, elevador para acessibilidade, biblioteca, laboratórios, salas administrativas, auditório para 150 pessoas e um miniauditório. A sede definitiva do campus está em construção e, aproveitando a presença do reitor, após a reunião foi assinada a ordem de serviço para continuidade das obras, com a empresa Residência Engenharia.

A obra, que foi um dos itens de pauta dos servidores, tem previsão de entrega para o 2° semestre de 2020. A reitoria repassou R$ 3,5 milhões para a obra e apoiou a realização das licitações da contratação da revisão dos projetos e a fiscalização técnica de ambos contratos. O planejamento do início das obras e da gestão e fiscalização do contrato, que também foi pleiteado pelos servidores, tem feito em conjunto com a Coordenadoria Geral de Projetos e Obras de Engenharia da reitoria e a equipe administrativa e de estagiários de engenharia civil do campus, com apoio da Diretoria de Planejamento do Ifes e da Procuradoria Federal.

Remoções e capacitação
Outro item de pauta indicado pelos servidores foi sobre critérios de remoções dos servidores do instituto e a formulação de uma política de capacitação. A nova regulamentação para as remoções está sob consulta pública até o dia 6 setembro. Todos os servidores podem acessar a minuta do documento, e enviar contribuições e esclarecer dúvidas pelo e-mail ifesremocao@ifes.edu.br.

A Política de Capacitação do Ifes já foi aprovada pela resolução nº 46/2018 do Conselho Superior, e em seguida foi criada a comissão para Planejamento, Acompanhamento e Avaliação do Plano Anual de Capacitação do Ifes (Portaria nº 786/2019), que está preparando o levantamento da necessidade de capacitação dos servidores.

Para ampliar a equipe multidisciplinar de atendimento, o campus recebeu um novo servidor com o cargo de Enfermeiro, e os cargos de Psicólogo e Assistente Social, carecem da criação dos novos códigos de vagas, por meio de lei do Ministério da Economia. Quanto à gratificação de interiorização, também pedida pelos servidores, apesar de o Ifes não ter autonomia para criar a despesa, mas segue monitorando as discussões junto ao mesmo ministério.

Oportunidades para estudantes
Atendendo uma demanda dos estudantes, e que já vinha em planejamento pelo campus, foi iniciado o curso técnico concomitante em Agricultura, com oferta iniciada no segundo semestre de 2019. E para oferecer mais oportunidades de intercâmbio internacional, o Ifes instituiu uma comissão liderada pela Assessoria internacional que está elaborando uma resolução sobre mobilidade acadêmica, e junto regulamentará um programa para famílias anfitriãs (Host family) para receber intercambistas.

Também entre as demandas dos estudantes, como na maior parte dos campi do Ifes, a assistência estudantil é um ponto de atenção. Hoje o campus atende com auxílios 107 estudantes, em diferentes modalidades. O aumento solicitado dependeria de um aporte extra feito com recursos de custeio, que até o momento estão contingenciados.

Para melhorar a equidade no atendimento da assistência estudantil, a Pró-reitora de Ensino, Adriana Pionttkovsky, informou que está sendo elaborado um documento que aprimora a política interna do Ifes para assistência estudantil. A parte técnica já está pronta e, em breve, acontecerão reuniões nos campi para contribuições dos estudantes.

Dois outros itens pleitados, foi a implantação de rede de wi-fi para todos os alunos, que já está funcionando, e o aumento das visitas técnicas, que, conforme pactuado pela reitoria, foram publicadas pelo Ifes as diretrizes para a regulamentação das visitas técnicas pelos campi, com orientações voltadas para que elas visem aos objetivos de aprendizagem do Projeto Pedagógico do curso do estudante.

Próximos campi
A Reitoria Itinerante do Ifes é um dos projetos relacionados ao Plano de Governança Ifes 2017-2021, e tem como objetivo aproximar a gestão das atividades cotidianas dos campi, com foco resolutivo, atuando de forma colaborativa com a direção-geral de cada campus, de forma a promover o trabalho em rede e uma gestão compartilhada.

As próximas reuniões de prestação de contas acontecerão nos campi Viana (26/8); de Alegre (16/9) e Cachoeiro de Itapemirim (17/9). Acompanhe o cronograma.