Aumentar o espaço da biblioteca, comprar mais livros, substituir computadores, e adequar as redes elétrica e hidráulica do campus foram pautas nas reuniões de alunos e servidores do Campus Colatina, na etapa de visita do Reitor do projeto Reitoria Itinerante. O evento aconteceu nesta terça-feira (22) e como metodologia propõe a escolha de cinco demandas em cada segmento (veja todos os itens definido na Tabela de Pautas). Nas reuniões, foram discutidos os encaminhamentos de cada demanda.

Primeiro a equipe gestora da Reitoria se reuniu com os alunos do campus e logo depois foi recebida pelos servidores. O reitor, Jadir Pela, abriu as reuniões falando sobre o seu objetivo de estar mais presente. “O reitor tem o papel de promover o diálogo com os seus pró-reitores e os diretores-gerais. A nossa intenção sempre é colocar a instituição mais à frente, construindo uma pauta. Esse também é um momento de melhorar o nosso relacionamento, de conversarmos sobre como fazer isso”, disse aos alunos.

Entre as pautas apresentadas tanto por alunos quanto por servidores, duas envolviam melhoras na estrutura física do campus, com a adequação nas redes elétricas e hidráulica; e ampliação da biblioteca e do acervo bibliográfico. Eles foram contextualizados sobre informações de valores de orçamento e recursos disponíveis para investimentos na instituição.E, como encaminhamentos para essas demandas, ficou definido que serão feitos, pelo campus, estudos e projetos para que elas sejam incluídas no planejamento de investimentos.

O estudante Juarez Paulo Silva Teixeira, do curso de Sistemas da Informação, ficou satisfeito com os encaminhamentos realizados na reunião. “A ideia foi boa! Achei um pouco corrida a reunião, mas agora que sabemos dos dados de orçamentos, entendemos melhor a situação e sabemos que temos que priorizar”, avaliou o estudante. Outras demandas discutidas pelos alunos envolviam também a construção de um restaurante universitário e o aumento de bolsas para pesquisa e extensão.

Na reunião com servidores, outros pontos que apareceram foram também os investimentos em Tecnologia da Informação, como a troca de computadores de laboratórios do campus; além de desburocratização de processos e um novo modelo para distribuição de cargos e funções. Para o servidor do campus, Fabricio Moraes Cunha, a reunião foi esclarecedora. “Achei que a reunião desmistificou procedimentos e deu pra entender que muitas coisas que acontecem não dependem só da Reitoria, mas de um contexto e também de órgãos externos. Acho que meus colegas também tiveram a mesma percepção”, destacou.

Em sua fala com os servidores, o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo falou sobre o momento da instituição. “Temos que entender que não estamos mais em um momento de expansão, nosso momento é de consolidação. Mas estamos nos adaptando e buscando soluções, de forma participativa, com a comunidade. Precisamos que vocês acreditem nesse movimento e sigam junto com a gente. Temos nos movimentado para buscar mais recursos e fazer os investimentos necessários”, afirmou.

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no segundo semestre deste ano.