Elaboração de uma política de capacitação, ampliação do código de vagas para técnicos administrativos, criação de critérios para a distribuição de vagas de servidores, além de investimentos para construção de refeitório, reforma da cantina e compra de computadores estiveram entre os pontos de pauta discutidos por servidores dos campi Aracruz e Linhares e gestores da Reitoria, nesta quarta-feira (23).

Nesta fase do projeto Reitoria Itinerante, o objetivo é dar encaminhamentos a essas demandas, que são consideradas prioritárias pelas lideranças de cada unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Pela manhã, a reunião com os gestores da Reitoria aconteceu no Campus Linhares. À tarde, a equipe foi recebida pelos servidores do Campus Aracruz. A Reitoria Itinerante tem o propósito de construir uma gestão participativa com servidores, estudantes e diretores-gerais.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional (Prodi), Luciano Toledo, informou aos servidores, nas duas reuniões, sobre o processo de construção da Política de Capacitação do Ifes, que atualmente está pronta e será pauta da próxima reunião do Conselho Superior. “Houve uma comissão que realizou mais de 50 reuniões com toda a comunidade do Ifes, construiu o documento que está maduro o suficiente para ser aprovado pelo conselho. Ele apresenta critérios e responde às diversas dúvidas que vocês comentaram. Vamos compartilhar com vocês para que tenham conhecimento”, comentou.

Para essa pauta, o encaminhamento construído foi a realização de levantamento das demandas mais urgentes de capacitação de cada campus, para que sejam enviadas formalmente à Prodi. Outra demanda que se repetiu foi relacionada à ampliação de códigos de vagas de TAE e a criação de critérios para a distribuição das vagas no Ifes. Luciano lembrou os servidores de que essas vagas são criadas por lei e que o Ifes ainda pode receber cerca de 200 cargos, mas que o Governo libera aos poucos.

“Quando são liberados, esses códigos de vagas são distribuídos dentro da instituição, após discussão no Colégio de Dirigentes. Os diretores-gerais discutem as urgências e decidem coletivamente para quais campi as vagas serão mandadas. Hoje uma comissão do colégio discute a elaboração de critérios para equalizar as diferenças e a criação de um pacote de vagas para cada campus, atendendo o decreto 246. Mas isso não é um trabalho simples e as mudanças implementadas após a criação desse documento também não serão fáceis, porque envolvem trocas de CDs e FGs”, afirmou.

Outra pauta destacada pelos servidores foi a construção e reforma de espaços para alimentação de servidores e estudantes. “Estamos propondo a adequação desses espaços com a disponibilização de cadeiras, mesas, microondas, geladeiras e máquinas para café. A ideia é fazer uma ata de registro de preços. Por isso, é importante o levantamento da necessidade de cada lugar, para darmos prosseguimento à essa demanda”, afirmou o reitor do Ifes, Jadir Pela.

A mesma orientação foi dada para a demanda de novos equipamentos de tecnologia da informação, que também precisam estar alinhados com o Plano de Desenvolvimento de Tecnologia de Informação (PDTI).

Para professor do Campus Linhares, Whelligton Reis, as expectativas em relação à reunião foram atendidas. “Estou encantado com a aproximação e com o diálogo que está acontecendo. Tivemos soluções para algumas demandas e entendemos o motivo do que não é possível atender”, comentou. Já o coordenador do CRA do Campus Aracruz, Richeli Zorzal, considerou o momento produtivo. “Foi importante ouvir a fala do reitor e temos a expectativa de que as nossas demandas sejam atendidas durante o mandato dele”, afirmou.

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no segundo semestre deste ano.