A reunião da Reitoria Itinerante para apresentar os encaminhamentos e resultados das demandas de servidores e estudantes aconteceu no Ifes – Campus Vila Velha em 19 de novembro. No encontro com a comunidade de campus, o reitor e a equipe da reitoria relataram as atividades realizadas desde o período do levantamento e pactuação das demandas até o momento.

Entre as obras indicadas pelos estudantes, os projetos de macrodrenagem de parte do terreno do campus e de construção da quadra, já tiveram os pregões realizados. A reitoria está buscando recurso para realizar o empenho da macrodrenagem, e para a construção da quadra, já reservou R$ 1,3 mi para os anos de 2019 e 2020. Para o telhado do bloco acadêmico, o campus realizará o projeto para a reforma. E para a melhoria do acesso ao campus, foi explicado pelo reitor e pela gestão do campus que está sendo providenciado junto aos órgãos públicos a regularização do terreno, para que a área de entrada seja expandida.

Equipamentos
Para atualização parque tecnológico da área de Química, também pedida pelos estudantes, foram adquiridos mobiliários e alguns equipamentos para o prédio novo, com recursos de um Termo de Execução Descentralizada (TED) do Ministério da Educação no final de 2018. O novo bloco ainda necessita equipar a ala de laboratórios, realizar o cabeamento, estimado em R$ 500 mil, e instalar uma rede de gás, de custo estimado em R$ 70 mil. Também estão sendo adquiridos aparelhos de ar condicionado para o campus.

Na área de Tecnologia da Informação (TI), o campus obteve doação de gabinetes de computadores usados do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A reitoria repassou ao campus R$ 45 mil para aquisição de 110 monitores para as novas estações. No começo de 2018, o campus recebeu 21 computadores novos, parte de uma aquisição que foi feita pelo Ifes para todos os campi.

No âmbito sistêmico, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do Ifes está atualizado, e os módulos do Sistema Integrado de Gestão (SIG) estão sendo desenvolvidos e aprimorados em conjunto com os setores relacionados, e em parceria com Fórum de TI da Rede Federal. O SIGAA, de gestão de atividades acadêmicas, já está sendo usado para alguns processos seletivos dos programas de pós-graduação, e tem sido feitos testes pilotos com novos cursos/turmas de graduação, até que ele esteja totalmente apto para ser adotado em todo instituto. O Pergamum, o sistema integrado de bibliotecas, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) renovou o contrato de manutenção e atualização em 2019, e o novo contrato prevê a possibilidade de prorrogação por mais quatro anos de maneira automática.

Para aquisição de livros, a reitoria disponibilizou recursos para obras do curso de Química Industrial em 2018. Para os cursos de Pedagogia e Biomedicina, já foram comprados para os dois primeiros períodos, e para os dois próximos, a compra está estimada em R$ 50 mil.

Gestão
Para aproximação e aprimoramento das atividades das Pró-reitorias de Administração e Desenvolvimento Institucional, uma demanda apontada pelos servidores, foram revisados e publicados novos manuais e normativas internas, tais como: manual de servidor; manual de compras; cartilhas de contabilidade e orçamento; nova resolução de progressão docente; nova resolução de remoção; implantação de processo eletrônico; implantação do ponto eletrônico; nova resolução de visitas técnicas; novos fluxos de processos de colaboração técnica e cessão de servidores; realização do planejamento estratégico.

Foi informado que ainda este ano o Conselho Superior do Ifes apreciará a nova resolução de remoções. A novidade é que todas as vagas desocupadas a serem ofertadas em concurso público estarão antes disponíveis para um processo seletivo interno do instituto, atendendo primeiramente ao interesse dos servidores em remoção entre os campis, previamente cadastrados no SIG.

Capacitação
Para contribuir com a capacitação dos servidores, no âmbito do Ifes, em 2019 o mestrado em Agroecologia oferecido pelo Campus de Alegre teve doze vagas reservadas para servidores do instituto. Também com vagas reservadas, foram dedicadas cinco no mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), três no mestrado profissional em Computação Aplicada do Campus Serra, duas vagas (uma de mestrado e uma de doutorado) no programa de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Seguem em vigor para os servidores do Ifes dez vagas no Programa de Gestão Pública da Ufes, e doze de vagas no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ambos cursos de mestrado profissional.

Para 2020, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informou que haverá a oferta de 50 vagas de doutorado na Universidade Federal do Norte Fluminense (UENF), nos programas de Produção Vegetal (20) e Cognição e Linguagem (30). Na Ufes, estão sendo viabilizadas 21 de mestrado do programa de Administração.

O Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) para 2020 aconteceu entre os meses de setembro e outubro deste ano, para compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Ifes, em atendimento ao Decreto n° 9.991/2019 do Governo Federal, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública. Publicado em 29 de agosto deste ano, o documento trouxe novidades e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.

A distribuição dos códigos de vagas dos últimos concursos (TAE e docente) foi discutida de forma colegiada pelos diretores dos campi. O campus recebeu 17 docentes nos últimos dois anos, entre novas vagas, reposição por aposentadorias e remoções. A revisão da Portaria n º 246/2016 do Ministério da Educação (MEC), que criou o modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, tem sido objeto de discussões no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), conforme explicou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo. Entretanto, o repasse de novos códigos de vagas depende de autorização do Ministério da Economia.

Últimas reuniões de 2019
Conforme planejado para esta etapa da Reitoria Itinerante, depois da reunião de prestação de contas, com estudantes e servidores, a equipe da reitoria permaneceu um período adicional no campus para se reunir com os setores ou servidores para tratar outros temas e sanar dúvidas. Essa dinâmica segue pelas próximas reuniões, que acontecerão nos campi Centro-Serrano (25/11), Santa Teresa (26/11) e Linhares (27/11). No dia 16 de dezembro, acontecerá a última reunião da etapa, com o Cefor, o Polo de Inovação e a reitoria.