Investimentos em infraestrutura e equipamentos, capacitação de servidores, melhorias nos procedimentos sistêmicos e adequação de pessoal estão entre as pautas prioritárias de servidores e estudantes do Campus Vila Velha. No dia 20 de agosto, representantes de cada categoria se reuniram com o reitor do Ifes, Jadir Pela, e sua equipe gestora, para discutir os encaminhamentos de cada uma delas.

Para Jadir, o projeto da Reitoria Itinerante tem como principal objetivo o diálogo. “Estamos aqui para conversar, para nos aproximar e nos conhecer melhor. As demandas mais importantes já foram escolhidas, hoje vamos discutir como encaminhá-las e daqui a seis meses, temos a pretensão de voltar e apresentar o que já foi feito e o que ainda precisará avançar”, comentou o reitor na reunião com os estudantes.

Nessa reunião, o reitor deu o aval para que o campus realize o planejamento para aquisição de novos equipamentos do parque tecnológico da Química. Autorizou algumas reformas no bloco acadêmico, no limite de R$ 400 mil, e disponibilizou R$ 45 mil para compra de livros. Com relação à construção do ginásio, orientou que o processo deve ser feito por etapas, começando pela quadra de esportes.

Na reunião com os servidores, além das questões estruturais – como a renovação do parque tecnológico e a melhora da infraestrutura do campus –, as discussões abordaram também a implantação de uma política de capacitação no Ifes, minters e dinters, a padronização de processos e procedimentos nas ações sistêmicas, e a possibilidade de crescimento do campus para o modelo 120/90.

Os pró-reitores contextualizaram os servidores sobre cada item e o reitor sinalizou para que o campus dê andamento nos processos já abertos. “Eu gostaria de parabenizar o Campus Vila Velha por todo trabalho desenvolvido. Vocês ganharam mais 10 vagas para servidores, vamos caminhando, ainda somos uma gestão de meses. Vamos dando respostas aos poucos”, destacou Jadir.

Os estudantes André Gruvira e Jéssica Clemente, do curso de Química Industrial, acharam a reunião produtiva. “É importante saber sobre o orçamento e discutir as prioridades”, afirmou André. “O reitor demonstrou todo o interesse em ouvir a nossa opinião, agora sabemos também sobre as questões financeiras do Ifes”, complementou Jéssica.

Para o técnico de laboratório, Danillo Tavares, também saiu satisfeito da reunião. “Minha expectativa maior era saber da posição da Reitoria sobre os assuntos de escolhemos. Me senti atendido no que foi colocado e valorizo muito essa aproximação proposta na Reitoria Itinerante”, afirmou.

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no primeiro semestre de 2019.

Obs: Notícia publicada nesta data em razão da suspensão das ações de publicidade institucional durante o período eleitoral, que aconteceu entre 7 de julho e 28 de outubro de 2018.