No dia 26 de novembro servidores e estudantes do Ifes – Campus Santa Teresa participaram da reunião de prestação de contas da Reitoria Itinerante com o reitor e a equipe das pró-reitorias. A comunidade do campus pode conhecer mais sobre o andamento das pautas indicadas nas reuniões de prospecção e pactuação ocorridas em 2018.

A melhoria das estruturas físicas e de laboratórios foram itens indicados nas demandas de servidores e de estudantes. O campus executou parte delas com recursos de custeio, tais como as realizadas no setor de suinocultura, a renovação do plantel de suínos e adequações em salas de aula.

A reitoria, por meio do contrato com a empresa Murano, também está realizando das algumas das reformas necessárias. Foram refeitos os telhados da área de café, de mecanização, de marcenaria e de avicultura. Está em andamento a adaptação do galpão e foi concluída a reforma da apicultura, ficando ao lado da clínica fitopatológica, e foram levados cabos de fibra ótica para setores que ainda não possuíam. Ainda serão feitas as reformas nos setores de ovinos, caprinos e bovinocultura.

Foi reativado o antigo prédio administrativo, que ainda está recebendo reformas, mas que já conta com quatro laboratórios de informática, e feita adequação do laboratório de física com práticas de ensino. Outra ação importante foi a catalogação e acondicionamento adequado de medicamentos, defensivos agrícolas e demais produtos químicos, para controle e segurança do acesso e manuseio.

A readequação da rede elétrica do campus, indicada nas demandas dos servidores, ainda está em andamento, cujo projeto elétrico contratado deve ser entregue pela empresa contratada ainda este ano. Com a aprovação do projeto, os próximos passos serão a licitação do serviço, contratação e acompanhamento da obra.

Buscando eficiência e economia de recursos, a implantação de módulos de energias renováveis, pedida pelos estudantes, está sendo viabilizada uma usina fotovoltaica com recursos de emenda parlamentar, para atender além do campus, os campi de Itapina e Colatina. Conforme explicou o reitor, Jadir Pela, a intenção é que todos os campi do Ifes possam contar com módulos de energia solar, pois além dos benefícios ambientais e pedagógicos, reduz o impacto das despesas com energia elétrica nos recursos de custeio.

No mesmo sentido, a busca por melhorias no abastecimento de água e tratamento de efluentes está sendo encaminhada com a construção de um poço artesiano com aporte de recursos da Seag, companhia local de saneamento básico. A reitoria e a gestão do campus estão pleiteando junto à prefeitura a inclusão do campus no plano de tratamento de efluentes, e internamente o campus tem desenvolvido projetos voltados ao tratamento de esgoto e resíduos.

Para a atualização do parque tecnológico, pedida pelos servidores, no começo de 2018, o campus recebeu 21 computadores novos, parte de uma aquisição que foi feita pelo Ifes para todos os campi. No âmbito sistêmico, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do Ifes está atualizado.

Assistência estudantil
Quanto ao aumento da assistência estudantil, a Pró-reitoria de Ensino, Adriana Pionttkovsky, explicou que apesar do aumento da fatia destinada à assistência estudantil definida na Matriz Conif, que estabelece os percentuais para cada área de acordo com o previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o valor total anual para os institutos federais não recebeu aumento. O valor da assistência estudantil em 2019 foi de R$ 17 milhões para todo o Ifes. Internamente, o campus ajustou o recurso disponível à demanda estudantil e teve um incremento do valor destinado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para o transporte escolar, foi informado que no próximo ano será mantido para os estudantes do Ensino Médio. Para os cursos superiores, o auxílio deve ser pleiteado junto à Assistência Estudantil. A gestão do campus segue em contato com as prefeituras dos municípios do entorno para fornecimento do transporte para os alunos. Visando à eficiência dos gastos com alimentação no restaurante institucional, o campus tomou medidas para absorver o excedente de projetos de produção.

No âmbito sistêmico, o Ifes está realizando a revisão da Política Interna de Assistência Estudantil. De acordo com a pró-reitora de Ensino, o novo documento vai nortear as atividades da área, incluindo as orientações recentemente enviadas pelo Ministério da Educação (MEC) com recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) para padronizar procedimentos técnicos. Após a conclusão da parte técnica, ocorrerão encontros para discussão com os estudantes de todos os campi para inclusão de sugestões e esclarecimentos sobre o tema.

O retorno do seguro de vida, solicitado pelos estudantes, não pode ser realizado. Houve atualização do entendimento do TCU quanto à vedação da contratação de seguro para acidentes pessoais para alunos, passando a permitir apenas a contratação de forma seletiva. Após o Acórdão n. 4323/2018, da 2ª Câmara do tribunal, ficou definido que apenas para estagiários o seguro continua obrigatório. Quanto aos demais alunos, a Administração não pode realizar mais seguro de natureza universal, podendo realizar o seguro seletivo por curso, desde que justificado, com estudos e dados numéricos, que a sinistralidade ocorrida no tipo de curso justifica a contratação.

Capacitação
Para contribuir com a capacitação dos servidores, em 2019 o mestrado em Agroecologia oferecido pelo Campus de Alegre teve doze vagas reservadas para servidores do instituto. Também com vagas reservadas, foram dedicadas cinco no mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), três no mestrado profissional em Computação Aplicada do Campus Serra, duas vagas (uma de mestrado e uma de doutorado) no programa de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Seguem em vigor para os servidores do Ifes dez vagas no Programa de Gestão Pública da Ufes, e doze de vagas no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ambos cursos de mestrado profissional.

Para 2020, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informou que haverá a oferta de 50 vagas de doutorado na Universidade Federal do Norte Fluminense (UENF), nos programas de Produção Vegetal (20) e Cognição e Linguagem (30). Na Ufes, estão sendo viabilizadas 21 de mestrado do programa de Administração.

O Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) para 2020 aconteceu entre os meses de setembro e outubro deste ano, para compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Ifes, em atendimento ao Decreto n° 9.991/2019 do Governo Federal, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública. Publicado em 29 de agosto deste ano, o documento trouxe novidades e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.

Últimas reuniões de 2019
Depois da prestação de contas, a equipe da reitoria permaneceu no período da tarde no campus para se reunir com os setores ou servidores que manifestaram interesse em tratar outros temas e sanar dúvidas. Completando a etapa de prestação de contas, a Reitoria Itinerante do Ifes estará no campus Linhares (27/11), e na reitoria, com o Cefor e o Polo de Inovação (16/12).