A equipe gestora da Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) esteve presente, nesta segunda-feira (18), no Campus Santa Teresa para discutir os encaminhamentos das pautas selecionadas na primeira etapa do projeto Reitoria Itinerante. A primeira reunião aconteceu com os estudantes e a segunda com os servidores do campus. Debates sobre assistência estudantil e discussões sobre investimentos foram o ponto alto das reuniões.

Participaram das reuniões o reitor da Instituição, Jadir Pela; e os pró-reitores Luciano Toledo (Desenvolvimento Institucional), Renato Tannure (Extensão), Adriana Pionttkovsky (Ensino), Lezi Ferreira (Administração), além do diretor de pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero. A diretora-geral do campus Santa Teresa, Walkyria Barcelos Sperandio, também acompanhou as duas reuniões.

Tanto estudantes quanto servidores foram contextualizados com dados sobre orçamento para custeio, assistência estudantil e investimentos. Além disso, puderam ouvir sobre os objetivos do projeto Reitoria Itinerante que envolvem a promoção do diálogo com as pessoas, o exercício das lideranças. “Nossa discussão aqui é institucional, já passamos por muitas dificuldades e estamos em período difícil. Nosso papel é pensar em soluções, alternativas”, destacou o reitor.

Na reunião com os alunos, uma das pautas de destaque foi a assistência estudantil. Estudantes de cursos técnicos e superiores sugeriram mudanças na forma de divisão do recurso no campus, alertando que o recurso é insuficiente para atender quem precisa.

“O assunto é complexo e realmente um problema que temos é o recurso insuficiente, que já vem do MEC baseado no número de alunos de cada campus. Estamos reestruturando a política de assistência estudantil na instituição, mas enquanto ela não fica pronta, nossa sugestão é avançar no diálogo junto com o campus e com os estudantes para que a permanência do aluno seja garantida”, afirmou Adriana Pionttkovsky.

Outras pautas discutidas foram a modernização das estruturas de laboratórios do campus, a implantação de módulos de energia renováveis e o retorno do seguro de vida. O estudante do curso técnico em Agropecuária, Humberto Jr, aprovou a dinâmica do projeto. “Gostei da forma como foi conduzida a reunião e agora esperamos uma devolutiva. Eu espero que pelo menos uma pauta do nosso campus seja atendida”, afirmou.

O estudante do curso de Agronomia, Jardel Monteiro, teve suas expectativas superadas. “Isso aconteceu principalmente com as pautas relacionadas com os investimentos, que eu achei que era impossível. Sabemos que podemos detalhar melhor a demanda e procurar outros campi para desenvolver projetos juntos”, comentou o estudante.

Na reunião com servidores, o foco foi as reformas nas estruturas do campus, além de investimentos em Tecnologia da Informação. Algumas demandas precisarão ser mais especificadas, como a de tratamento de efluentes e a atualização no parque tecnológico. “Precisamos saber quantidades, preço, ter um projeto, para estarmos preparados quando o recurso chegar”, afirmou Jadir.

O reitor ainda se comprometeu em realizar a readequação da rede elétrica do campus, obra que ficou parada após rescisão contratual da empresa que estava desenvolvendo o trabalho. Jadir explicou aos servidores que o Ifes receberá um recurso até o fim do ano e que é preciso avançar com o novo detalhamento do projeto para que seja atendido.

A diretora-geral do campus, Walkyria Barcelos Sperandio, encerrou a reunião dizendo que o campus se sente bem atendido pela Reitoria. “Temos um contato direto com os setores e somos muito bem atendidos em nossas solicitações. Agora esperamos avançar no que precisamos fazer, trazendo os detalhamentos necessários, planejando e aproveitando as nossas potencialidades”, afirmou.

O servidor Celio Lopes Rosado, que é Técnico em Contabilidade, também teve suas expectativas superadas. “Fiquei muito feliz que teremos melhoras na nossa rede elétrica, eu não esperava, porque sei das condições financeiras atuais. Mas isso vai nos ajudar muito aqui, é um problema muito antigo”, afirmou.

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no segundo semestre deste ano.