Na manhã desta terça-feira (22), o Campus Itapina recebeu a equipe gestora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para a segunda fase da Reitoria Itinerante. A programação incluiu uma reunião com estudantes do campus e outra com servidores. A pauta foi definida na primeira fase do projeto e inclui cinco demandas de cada segmento. Veja todos os itens definido na Tabela de Pautas. Gestores do campus também acompanharam as reuniões.

O reitor do Ifes, Jardir Pela, recepcionou os alunos e contextualizou o grupo sobre a metodologia do projeto, afirmando que é necessário priorizar as pautas e encontrar ideias inovadoras, que possam melhorar o trabalho desenvolvido na instituição. “A ideia não é fazer uma assembleia, é conversar com as lideranças. Nós achamos que isso valoriza as pessoas. O reitor antes de tudo é um promotor de diálogo, aquele que trabalha para juntar as partes. Por isso, estamos implantando esse novo modelo”, afirmou.

Entre as demandas apresentadas pelos alunos estavam alguns pontos relacionados à permanência do estudante no campus, como o auxílio estudantil e a moradia estudantil. Antes de apontar os encaminhamentos, a equipe da Reitoria apresentou os valores dos recursos do Ministério da Educação destinados à assistência estudantil nos últimos quatro anos, que diminuíram ao longo do tempo, enquanto o número de estudantes têm aumentado.

Os encaminhamentos discutidos na reunião envolvem: o estudo sobre a viabilidade de aplicar modelos de moradias que acontecem em outras instituições; diminuir gastos de custeio, com a implementação de usina fotovoltaica, ou de energia de biomassa, por exemplo; utilização do dinheiro da isenção de ICMS na venda dos produtos comercializados pelo campus na assistência estudantil; e a discussão sobre utilizar as casas do campus para alojamento de alunos dos cursos superiores.

Na reunião com os servidores, que aconteceu logo em seguida, as discussões giraram em torno de algumas obras que o grupo apontou como prioritárias para o campus: um novo auditório, uma área de vivência para alunos e servidores e uma fábrica de ração. Após a apresentação do valor disponível para investimento na instituição, que é insuficiente para a realização dos projetos, o reitor contou que a instituição receberá uma emenda impositiva da bancada federal e que será necessário discutir e priorizar o que será feito no campus.

O estudante Marcos Tadeu, que participou ativamente das discussões, considerou a reunião positiva. “Foi um momento muito importante para o contato direto com as representações estudantis”, comentou. Já o estudante Arnaldo Nickel disse que a reunião cumpriu com as expectativas. “Foi o que eu esperava, precisamos estruturar melhor o DCE em nível de Ifes e encaminhar as demandas, principalmente às relacionadas à assistência estudantil”, afirmou.

O professor Nilson Nunes destacou a forma como a reunião foi conduzida. “A reunião foi séria e ao mesmo tempo descontraída. Tivemos muita liberdade para nos expressar. Agora já temos informações necessárias para trabalhar e priorizar conforme o recurso que ficará disponível”, afirmou.

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no segundo semestre deste ano.