A Reitoria Itinerante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) esteve na segunda-feira, 19/8, no Campus Nova Venécia para a etapa de prestação de contas. O reitor e os pró-reitores se reuniram com os representantes dos servidores e estudantes para apresentar o andamento e os resultados dos itens de pauta solicitados pela comunidade acadêmica em 2018, nas etapas de prospecção e pactuação dos encaminhamentos.

Durante a reunião, um dos itens que suscitou mais participação do segmento dos servidores foi sobre códigos de vagas e remoções. O campus tem previsto o ‘modelo 70/45’, conforme a Portaria 246/2016, do Ministério da Educação (MEC), que criou o modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas. Com isso, está previsto que o campus tenha 70 docentes e 45 técnicos administrativos. Entretanto, hoje o campus conta com 45 técnicos, mas pouco mais de 50 professores. A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) informou que segue trabalhando com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para obter junto aos Ministérios da Educação e da Economia as vagas necessárias para consolidação da rede.

Também impactando na distribuição da força de trabalho no instituto, as remoções passarão a seguir uma nova regulamentação que está sob consulta pública. Aberta até o dia 6 setembro, todos os servidores podem enviar contribuições à minuta do documento, que orientará sobre todas as modalidades de remoção no Ifes. O documento está disponível para download e as sugestões e dúvidas devem ser enviadas para o e-mail ifesremocao@ifes.edu.br.

Formação para além da teoria
Três itens de pauta dos estudantes na Reitoria Itinerante no Ifes – Campus Nova Venécia estavam ligados ao aspecto prático do processo de aprendizagem. O primeiro deles foi o aumento das visitas técnicas, cujo encaminhamento previsto era a publicação, liderada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), das diretrizes que orientam os campi nas regulamentações internas de visitas técnicas, para que visassem aos objetivos de aprendizagem do Projeto Pedagógico do curso do estudante, o que foi contemplado pela Resolução 59/2019 do Conselho Superior do Ifes. Também foi informado que os recursos repassados pela reitoria ao campus com essa finalidade foram de R$ 30 mil em 2018 e R$ 36 mil em 2019.

Para ampliação das vagas de estágio, a reitoria apoiou a criação da coordenação de Extensão no campus e a diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do campus está realizando visitas às empresas para formação de parcerias. Para contribuir com mais bolsas de pesquisa, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) lançou, entre outros, dois editais voltados para novos pesquisadores e também regulamentou o Programa Pesquisador Produtividade, que atribui carga horária aos pesquisadores. O campus também teve duas propostas submetidas e contempladas no edital de Apoio à Extensão lançado pela Proex.

Estruturação do espaço físico
Presente nas demandas dos servidores e estudantes, a reunião apresentou o andamento de cada item que tratava sobre obras no campus. Para o tópico “execução do projeto de readequação e ampliação dos espaços físicos”, a obra já foi iniciada com a construção de três salas. De imediato o campus utilizou R$ 400 mil de emenda individual e a Reitoria fará a complementação de mais R$ 400 mil. Para a construção do bloco acadêmico, foi informado que o projeto está em fase de estudo preliminar para licitação, com previsão para 2020. A expansão da área física da biblioteca e construção do refeitório seguem em fase de captação de recursos.

A obra de infraestrutura da rede de esgoto, solicitada à época da etapa de prospecção, foi remanejada pelo campus, que pediu em caráter emergencial, equipamentos para laboratórios. Para isso, a reitoria já repassou ao campus R$ 300 mil dos R$ 400 mil previstos para 2019. O recurso foi conquistado pelo Ifes em emenda da bancada capixaba. O volume total necessário é R$ 1,5 milhão, mas conforme explicado pela direção-geral do campus, o valor repassado já garante as aulas de laboratório para as disciplinas de 2020.

Diálogo com a comunidade
Após a reunião, como planejado para essa etapa da Reitoria Itinerante, o reitor e os pró-reitores permaneceram no campus para conversar e conhecer mais sobre outros assuntos de interesse da comunidade.

A etapa de prestação de contas da Reitoria Itinerante segue com visita aos campi Barra de São Francisco (20/8); Viana (26/8); de Alegre (16/9) e Cachoeiro de Itapemirim (17/9). Confira o cronograma.