A reunião de prestação de contas da Reitoria Itinerante no Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim aconteceu no dia 17 de setembro, com a participação dos estudantes e servidores do campus junto o reitor e os pró-reitores do instituto. Em parceria com a direção do campus, foi apresentado o andamento de cada item de pauta pleiteado nas primeiras etapas do projeto.

A realização de obras e reformas no campus foi a questão mais presente nas demandas apresentadas. Pedida pelos servidores, a construção do novo bloco de salas e laboratórios, intitulado Bloco 0, já está em andamento e tem previsão de entrega para pleno funcionamento, com mobiliário, equipamentos de refrigeração, áudio, vídeo e comunicação, no início do ano letivo de 2020. No novo bloco será instalado um elevador para atendimento de pessoas com deficiência e, anexo a ele, será feita a ampliação do espaço físico da biblioteca, outras duas demandas pleiteadas pelo segmento.

O recurso para essas obras foi conquistado pelo campus nos anos de 2018 e 2019, com emendas parlamentares individuais de R$ 1,2 milhão. Para complementar o custo total, a reitoria repassará mais R$ 250 mil, oriundos de recursos de investimentos do Ifes. Uma outra obra, que está em fase de elaboração do projeto, é a construção do galpão da Mecânica, e que ainda depende da captação de recursos, com previsão de empenho da obra no primeiro semestre de 2020.

A criação de um restaurante universitário foi pedida pelos estudantes devido à dificuldade de alimentação na região do campus. Para atenuar a situação, o campus reformou o refeitório existente, ampliando o número de lugares e adquirindo os eletrodomésticos necessários. Atualmente, a construção de um restaurante mantido pelo campus encontra dificuldades para execução por conta do impacto orçamentário que pode gerar nos recursos de custeio, tanto pela compra de insumos e quanto pela necessidade de contratação de serviços terceirizados, já que os cargos ligados à área estão extintos da carreira do Plano de Carreira dos Servidores Técnico Administrativos em Educação (PCCTAE).

Laboratórios
Os estudantes haviam solicitado a melhoria dos laboratórios para que ficassem plenamente adequados aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). O campus realizou, com recursos próprios, as adaptações e compra de equipamentos indicados pelas coordenadorias. Na área de Tecnologia da Informação, foram adquiridos pela reitoria 32 novos computadores, e outros equipamentos da área, tais como processamento e memória dos servidores, garantia da confiabilidade de equipamento e de backup, com valor aproximado de R$ 290 mil.

A garantia de transporte para realização de visitas técnicas, também pedida pelos estudantes, foi tratada como prioridade pelo campus, e conforme informado pela direção todas as viagens enquadradas como aula de campo solicitadas estão sendo atendidas. Por parte do Ifes, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) aprovou junto ao Conselho Superior as diretrizes para a regulamentação das visitas pelos campi, com orientações para que tenham em vista os objetivos de aprendizagem do Projeto Pedagógico dos Cursos.

Ensino, Pesquisa e Extensão
A chegada de um professor efetivo no campus, a readequação na distribuição de aulas e o projeto “Cursos de Férias”, que realizou, entre outras ações, a reoferta de disciplinas, foram as medidas adotadas para a necessidade de mais professores. Nos últimos concursos do Ifes, as vagas de docentes e técnicos administrativos foram alocadas com base nas discussões do colegiado formado pelos diretores-gerais dos campi.

Para a implementação de programas de incentivo à iniciação científica e extensão no campus, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) regulamentou, com aprovação do Conselho Superior do Ifes, o Programa Pesquisador Produtividade, que atribui carga horária aos pesquisadores, e lançou diferentes editais que visaram ao equilíbrio na distribuição das bolsas e ao incentivo da participação de novos servidores em atividades de pesquisa. Nas atividades de Extensão, o campus tem obtido destaque na atuação da incubadora e tem realizado atividades de aproximação com as empresas da região com o apoio da Proex.

Próximas reuniões
A etapa de prestações de contas da Reitoria do Ifes já percorreu os campi Montanha, São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Viana e de Alegre. As próximas reuniões acontecerão nos nos campi Serra (23), Piúma (25), Guarapari (26) e Cariacica (30). Acompanhe o cronograma.