A reunião de prestação de contas da Reitoria Itinerante aconteceu no Ifes – Campus Colatina no dia 15 de outubro, para apresentar o andamento dos itens de pauta indicados por servidores e estudantes nas etapas de prospecção e pactuação, ocorridas em 2018.

Presente entre as demandas dos servidores e dos estudantes, a modernização da estrutura física do campus tem sido contemplada pela atualização do sistema antipânico e combate a incêndios. Também está em andamento a obra de construção do bloco 7, que abrigará novos laboratórios e um hub de inovação, além do espaço para apoio à Educação Física. O valor total da obra é de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 600 mil obtidos pelo campus via emenda parlamentar e R$ 1 milhão repassados pela reitoria.

Outras obras, solicitadas pelo segmento dos estudantes, foram a ampliação da biblioteca e um restaurante universitário. Para a melhoria do espaço físico da biblioteca, o campus já iniciou o planejamento da obra, e busca soluções tecnológicas para realizar uma construção mais rápida e econômica. E quanto ao acervo, está sendo feito levantamento das publicações necessárias para aquisição.

Atualmente, a construção de um restaurante mantido pelo campus não pode ser planejada devido ao impacto orçamentário que pode gerar nos recursos de custeio, pela compra de insumos e pela necessidade de contratação de serviços terceirizados, já que os cargos ligados à área estão extintos da carreira do Plano de Carreira dos Servidores Técnico Administrativos em Educação (PCCTAE).

Sobre a demanda de distribuição de cargos e funções, conforme a Portaria 246/2016, a distribuição dos códigos de vagas dos últimos concursos (técnicos administrativos e docentes), ocorridos em 2018, foi discutida de forma colegiada pelos diretores dos campi, e o campus Colatina recebeu um novo professor da área de Administração. Conforme a portaria do Ministério da Educação (MEC), que criou o modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, o campus tem previsto a tipologia “90/60”, ou seja, 90 docentes e 60 técnicos administrativos. Entretanto, o repasse de novos códigos de vagas dependem de autorização do Ministério da Economia.

Para oferecer mais oportunidades de intercâmbio internacional, o Ifes instituiu uma comissão liderada pela Assessoria internacional que está elaborando uma resolução sobre mobilidade acadêmica, e junto regulamentará um programa para famílias anfitriãs (Host family) para receber intercambistas. Localmente, está sendo criado um programa de idiomas e a formalização de parceria com o município de Colatina e o governo estadual para a criação de um Centro de Línguas no campus, para atender os públicos interno e externo.

Pesquisa e Extensão
Para aprimorar as ações na pesquisa e extensão, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) modificou a sistemática de atribuição de bolsas de iniciação científica, passando a realizar o pleito entre pesquisadores de uma mesma grande área, e atribuindo proporcionalmente à demanda da cada área. Também foram lançados dois novos editais para novos pesquisadores, um para bolsas de iniciação científica e outro para o Programa de Difusão Científica. Para atribuição de carga horária aos pesquisadores, foi aprovado pelo Conselho Superior do Ifes o Programa Pesquisador Produtividade.

Na extensão, as diretrizes para o edital de bolsas de extensão foram discutidas na Câmara de Extensão, e o edital foi aprovado por um comitê formado por representantes da Câmara de Extensão e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Foi alterado o critério de distribuição de bolsas, que passou a atender mais estudantes de cursos técnicos e ampliou o número total de bolsistas.

Recentemente, a PRPPG e a Proex publicaram a Chamada Pública PRPPG/PROEX n°01/2019 com o objetivo de estabelecer parcerias público privadas para o desenvolvimento de projetos vinculando atividades de pesquisa/extensão. A seleção pública permanece aberta em fluxo contínuo. O campus também tem um edital próprio para projetos de pesquisa e extensão, que podem captar recursos para aquisição de equipamentos e insumos de laboratórios.

SIG
A Diretoria de Tecnologia da Informação (DRTI) informou o andamento da implantação dos módulos do Sistema Integrado de Gestão (DIG), sendo que o mais avançado até o momento é o de Gestão de Pessoas. Também foi lembrado que o ambiente de treinamento do sistema está disponível para todos os servidores. O acesso pode ser feito pelo site do Ifes em “Acesso a sistemas> SIG > Ambiente de teste” e selecionando um dos ambientes, ou diretamente os ambientes pelos endereços: SIGRH: treinamento.sigrh.ifes.edu.br; Sipac: treinamento.sipac.ifes.edu.br; e SIGAdmin: sigadmin.ifes.edu.br.

No mesmo sentido, atendendo à demanda por mais agilidade nos processos institucionais e a revisão de documentos normativos, presente entre as demandas dos servidores do campus, foram revisados e publicados novos manuais e normativas internas, tais como: manual de servidor; manual de compras; cartilhas de contabilidade e orçamento; nova resolução de progressão docente; nova resolução de remoção; implantação de processo eletrônico; implantação do ponto eletrônico; nova resolução de visitas técnicas; novos fluxos de processos de colaboração técnica e cessão de servidores; realização do planejamento estratégico.

Quanto aos recursos para investimento, em virtude da ausência de novos repasses para esta rubrica no orçamento anual do Ifes, a reitoria tem buscado recursos de emendas parlamentares, convênios e TEDs, e priorizado as obras em andamento, equipamentos específicos de laboratório e as demandas apontadas pelos campi nas reuniões da Reitoria Itinerante.

Reuniões e homenagens
Após a reunião, como planejado para essa etapa da Reitoria Itinerante, o reitor e os pró-reitores permaneceram no campus para conversar e conhecer mais sobre outros assuntos de interesse da comunidade. Também aconteceram comemorações em homenagem ao Dia dos Professores e Dia do Servidor Público, aos servidores aposentados e à obtenção da nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) pelo curso superior em Administração do campus.

A etapa de prestação de contas da Reitoria Itinerante segue com visita aos campi Ibatiba (11/11), Venda Nova do Imigrante (12/11), Linhares (13/11) Vitória (18/11) e Vila Velha (19/11). Confira o cronograma.