A partir deste mês de março, os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) receberão a Reitoria Itinerante. A ação é uma das diretrizes do Plano Governança 2017-2021, lançado pela gestão do Ifes em fevereiro. O objetivo da Reitoria Itinerante do Ifes é aproximar a gestão (Reitoria) às atividades cotidianas dos campi. Tendo foco resolutivo, atuando de forma colaborativa com a diretoria-geral de cada campus.

O primeiro momento da Reitoria Itinerante foi realizada entre os dias 20 e 22 de fevereiro. Foram visitados os campi Montanha, São Mateus, Nova Venécia e Barra de São Francisco. Nesta fase, foram realizadas reuniões com representantes dos estudantes e com todos os coordenadores dos campi e foram apurados dez pontos de pauta prioritários em cada campus. A coordenação do projeto está sob a responsabilidade do servidor Dennis Cazeli Ferreira.

De acordo com o cronograma, a Reitoria Itinerante terá início no dia 19 de março, no Campus Barra de São Francisco. De 19 a 21 de março, serão visitados ainda os campi São Mateus, Nova Venécia e Montanha. Confira o cronograma completo das visitas aos campi.

Saiba como funciona a Reitoria Itinerante do Ifes

O projeto é dividido em cinco etapas:

1) Reunião preliminar com os campi para levantamento/prospecção da pauta a ser discutida;
2) Visita do reitor e sua equipe para pactuação de propostas de resolução das questões pautadas previamente;
3) Elaboração de Plano de Ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com identificação dos responsáveis pelas atividades;
4) Desenvolvimento e acompanhamento das atividades;
5) Retorno do reitor e equipe para prestação de contas das ações pactuadas, com a avaliação das soluções implementadas (concluídas ou em curso).

Dessa forma, as reuniões para levantamento de pautas acontecerão a cada mês nos campi, com a participação de servidores e estudantes. A visita do reitor ocorrerá cerca de um mês depois da realização da primeira etapa. Essa visita se dará da seguinte maneira: a equipe da Reitoria vai ao campus e realiza reuniões com cada segmento (alunos e servidores) em um turno. Serão pactuadas a definição de prioridades e encaminhamentos.

Assim, a equipe da Reitoria Itinerante se reúne com a gestão do campus para elaboração de um plano de ação. Ele será cadastrado no Sistema de Gestão Participativa (SGP). Até que aconteça a próxima etapa, o gestor do campus acompanha o desenvolvimento das atividades. O projeto prevê ainda uma quinta e última etapa, quando haverá um novo encontro nos campi já visitados, após 6 meses ou 1 ano. Quando haverá uma apresentação da prestação de contas dos assuntos pactuados no encontro anterior.