O Ifes – Campus Guarapari recebeu a reunião de prestação de contas da Reitoria Itinerante no dia 26 de setembro. No encontro, os servidores e estudantes puderam conhecer mais detalhes sobre o andamento e resultados das demandas indicadas nas etapas anteriores. Além da equipe da reitoria, a direção do campus também aproveitou a ocasião para apresentar as ações desenvolvidas no período.

A construção do ginásio, reivindicada nas pautas dos servidores e dos estudantes, está sendo atendida com a construção de um parque esportivo no campus, com um campo de futebol, uma quadra de vôlei de areia, uma pista de atletismo, um espaço multiuso (academia e aulas) e vestiários, já concluídos, e uma quadra poliesportiva, que está em obras.

As outras obras recentemente executadas no campus garantiram o cercamento da área construída, um item solicitado pelos servidores, e reforma das calçadas, estacionamento e passeios, o que conferiu mais segurança e acessibilidade. As ações contribuíram para atenuar o congestionamento na rua em frente ao campus, nos horários de entrada e saída, e como resposta a outra demanda dos estudantes, o atendimento de quatro linhas de ônibus no local, que antes não possuíam espaço para manobra, posto que o uso de um ônibus exclusivo do campus deixou de ser uma alternativa viável por causa da segurança e dos custos envolvidos.

A construção de um bloco, para novos espaços para o setor administrativo, a biblioteca e o auditório ainda aguarda a obtenção de recursos, que a reitoria está trabalhando para obter via emenda parlamentar.

Laboratórios e tecnologia da informação

Também concomitante nos itens de pauta dos dois segmentos, a melhoria dos laboratórios tem sido realizada. Conforme explicado pela direção do campus, o Laboratório de Mecânica foi todo equipado, e para o Laboratório de Elétrica, que também recebeu alguns equipamentos, está sendo feita uma nova instalação elétrica em quatro salas, para receber novos equipamentos. Para outros itens de investimento que ainda precisam ser adquiridos, o campus tem perspectiva de obter recursos via emenda parlamentar.

Na demanda dos servidores pelo atendimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional informou que o plano do Ifes está atualizado, e que a instituição segue buscando recursos para alcançar as metas estabelecidas. Também estão em curso, no âmbito institucional, a busca de uma solução de videomonitoramento para atender a todos os campi, e a customização do módulo de controle de acesso local do Sistema Integrado de Gestão (SIG) do Ifes.

Assistência estudantil

O aumento do valor da assistência estudantil não ocorreu, pois conforme explicado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), apesar do aumento do percentual destinado na Matriz Conif, que define os percentuais para cada área conforme o previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias, e do aporte extra pela reitoria, o valor total anual para os institutos federais não recebeu aumento. O contingenciamento e atrasos na efetivação dos pagamentos também têm afetado a chegada do auxílio.

Internamente, a Proen iniciou os trabalhos de revisão da Política Interna de Assistência Estudantil do Ifes. O novo documento vai nortear as atividades da área, incluindo as orientações recentemente enviadas pelo Ministério da Educação (MEC) com uma série de recomendações apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para padronizar procedimentos técnicos. Após a conclusão da parte técnica, ocorrerão encontros para discussão com os estudantes de todos os campi para inclusão de sugestões e esclarecimentos sobre o tema.

Para atender à demanda por um refeitório, solicitado pelos estudantes, foi feita uma área de vivência que também é utilizada como área de alimentação. A reitoria adquiriu duas geladeiras e três micro-ondas, que devem chegar ao campus até fim do mês de outubro, e localmente serão feitas adaptações para instalação, com tomadas e pia.

Observatório astronômico

No mesmo dia da reunião da Reitoria Itinerante, foi inaugurado o Observatório Astronômico do Ifes – Campus Guarapari, um espaço destinado a observação noturna do céu com telescópios, e uma área para atividades pedagógicas. Com isso, além de alunos e servidores do campus, o observatório também atenderá estudantes das redes municipal e estadual.

Na parte da tarde, após a reunião, como planejado para essa etapa da Reitoria Itinerante, o reitor e os pró-reitores permaneceram no campus para conversar e conhecer mais sobre outros assuntos de interesse da comunidade. A etapa de prestação de contas da Reitoria Itinerante segue com visita aos campi Cariacica (30/9), Itapina (14/10) e Colatina (15/10). Confira o cronograma.