A construção de um novo bloco com biblioteca e auditório e a ampliação do número de servidores do Campus Ibatiba são demandas comuns tanto para alunos quanto para servidores da unidade. Na última quarta-feira (20), representantes dos dois segmentos estiveram reunidos com a equipe gestora da Reitoria para discutir os encaminhamentos para as pautas eleitas como prioritárias para o campus, dentro do projeto Reitoria Itinerante.

O Campus Ibatiba foi o último da Rota 4| Montanhas Capixabas a ser visitado pela equipe da Reitoria. Participaram das reuniões o reitor da Instituição, Jadir Pela; e os pró-reitores Renato Tannure (Extensão), Adriana Pionttkovsky (Ensino), Lezi Ferreira (Administração), além do diretor de pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero; e o diretor de Planejamento da instituição, Marcelo Tedoldi, representando o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo.

No início das reuniões, o reitor Jadir Pela, apresentou a equipe, falou sobre o Ifes e se colocou como promotor do diálogo. “Aqui todo mundo é Ifes. Muitos de nós, inclusive, somos ex-alunos, que trabalhamos com muito carinho para levar a instituição para frente”, comentou com os alunos. Jadir ainda contextualizou servidores e alunos sobre a rede federal e deu dados sobre o orçamento da instituição.

O diretor-geral do campus, Eglon Rhuan Salazar Guimarães, também acompanhou as duas reuniões. Ele explicou que há uma área ao lado do campus que foi doada pela Prefeitura e precisa ser ocupada pelo campus em três anos, ou será devolvida. Essa demanda, que apareceu nas duas reuniões, foi encaminhada de forma a realizar um projeto exequível dentro do prazo que existe. “Vocês podem adequar o projeto, vamos caminhar com essa demanda”, afirmou Jadir.

Sobre a ampliação do número de servidores, foi explicado que chegarão no campus cinco professores para suprir a demanda do curso de Engenharia Ambiental. E, como não há mais códigos de vagas de alguns cargos específicos, como o de psicólogo, um dos encaminhamentos propostos para a questão foi o de tentar uma estratégia multicampi, em que um profissional de um campus próprio visita outra unidade alguns dias da semana.

O estudante Thompson Griffo fez um agradecimento público à equipe da Reitoria. “A gente agradece a gestão por essa oportunidade. Fico muito feliz em participar da gestão do Ifes”, afirmou. O servidor Arthur Monteiro destacou a aproximação da Reitoria. “Até pouco tempo atrás não tínhamos nenhuma relação com a Reitoria. Acho que esse projeto aproxima as pessoas, tenho esperança de que as coisas podem melhorar”, afirmou.

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no segundo semestre deste ano.