Aumento do número de bolsas de mestrado, assistência estudantil, aumento de número de vagas para técnicos administrativos e funções, investimentos em equipamentos e compra do prédio estão entre as pautas prioritárias do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cefor) dentro do projeto Reitoria Itinerante. Estudantes e servidores se reuniram com os gestores da Reitoria no dia 20 de setembro.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, comentou sobre o projeto e falou sobre a importância do diálogo. “Estamos nesta rota fechando um ciclo, conversando bastante com as lideranças para buscar os melhores caminhos para a nossa instituição. Minha avaliação é que já produzimos bons encaminhamentos e vamos avançar aqui também”, afirmou.

Os estudantes do programa de mestrado Educimat apresentaram a demanda de o Ifes viabilizar, junto com órgãos estaduais e municipais, licenças para que eles possam cursar o mestrado com mais dedicação. Jadir se comprometeu a inciar um movimento a partir do próximo governo, conversando com os novos secretários e outras autoridades.

Para aumentar a quantidade de bolsas de mestrado, a equipe da Reitoria se comprometeu a continuar o diálogo com a Fapes, fortalecer a extensão nos fóruns nacionais para que venham bolsas também dessa área, e envolver o Conif na discussão como forma de dar mais peso à questão. O reitor também autorizou a compra de equipamentos para os laboratórios com um recurso proveniente de emenda parlamentar.

Sobre a compra do prédio, Jadir explicou que está atuando em diversas frentes, já que não há recurso disponível para compras. “Estamos vendo alguns prédios públicos desocupados e vamos analisar todas as possibilidades”, afirmou.

O aumento de servidores e da quantidade de CDs e FGs também foi pauta de discussão entre os servidores. Sobre esse assunto, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, explicou a dificuldade de receber novos cargos do MEC, já que muitos não existem mais, e falou ainda sobre a discussão a cerca de um modelo de distribuição de funções para o Ifes.

“É uma pauta difícil, mas nós vamos enfrentá-la. Existe um grupo de trabalho discutindo sobre isso no Colégio de Dirigentes. Vamos manter vocês atualizados sobre o assunto”, afirmou o gestor.

A estudante Valéria Ferreira aprovou o momento de diálogo. “Esse contato é superimportante, principalmente para os novos alunos. Recebemos muitas informações essenciais para entendermos a dinâmica da instituição”, afirmou.

Para Sidney Quezada, que é coordenador do mestrado Educimat, também considerou a reunião positiva. “Essa iniciativa mostra que mesmo na crise, contamos com uma gestão organizada e disposta a atender as nossas demandas”, comentou.

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no primeiro semestre de 2019.

Obs: Notícia publicada nesta data em razão da suspensão das ações de publicidade institucional durante o período eleitoral, que aconteceu entre 7 de julho e 28 de outubro de 2018.