O Ifes – Campus Serra recebeu a reunião de prestação de contas da Reitoria Itinerante no dia 23 de setembro. Alunos e servidores se reuniram com o reitor e os pró-reitores do instituto para tratar dos resultados e encaminhamentos das demandas definidas em 2018, nas etapas de levantamento e pactuação.

Entre as principais preocupações do campus está a renovação do parque tecnológico de informática. Presente nas demandas de servidores e estudantes, o incremento das soluções de Tecnologia da Informação é uma necessidade constante pelo conjunto de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação da área que o campus oferta. Em 2018, a reitoria repassou 21 novos computadores ao campus. Para este ano e o próximo, o deficit de equipamentos e softwares deve ser sanado à medida que sejam conquistados recursos de investimento.

Obras e infraestrutura
A conclusão da obra do Bloco 9 e as adequações de infraestrutura do novo ambiente, conforme explicou a direção do campus, atendeu à necessidade de mais locais para salas de aula e laboratório, permitindo que outras demandas por espaço fossem atendidas. Para equipar o local, a reitoria forneceu uma parte do mobiliário, no valor aproximado de R$ 340 mil, e a entrega já está sendo realizada.

Com recurso conquistado pelo campus por meio de emenda parlamentar individual, a primeira etapa da obra do ginásio poliesportivo do campus tem previsão de entrega em dezembro deste ano. Além deste recurso, no valor de R$ 1,75 milhão, a reitoria se comprometeu a repassar mais R$ 600 mil, necessários para conclusão da etapa. A segunda etapa contará também com recursos de emenda parlamentar, cujo edital de licitação já está em elaboração.

Ainda sobre infraestrutura física, os servidores demandaram ações de reforma e manutenção das áreas mais antigas do campus. Devido ao contingenciamento dos recursos de custeio, o campus tem trabalhado no limite para honrar os contratos continuados, como os serviços terceirizados, e com isso não tem podido remanejar uma quantia para manutenção. Para contribuir com a reivindicação, a reitoria tem buscado recursos via emenda parlamentar. Uma das alternativas já implementadas pelo campus para a economia, foi a instalação de placas da usina fotovoltaica, com capacidade de geração entre 750 a 800 kWh por dia, permitindo a economia média de 40% em kWh na conta de energia. O investimento foi de R$ 490 mil, por meio de recursos de emenda parlamentar pelo campus.

A ampliação do refeitório, pedida pelos estudantes, foi atendida com a reforma do espaço pelo campus e a aquisição pela reitoria de eletrodomésticos para uso coletivo: duas geladeiras e três micro-ondas, com previsão de entrega até novembro.

Segurança e acesso
Para melhorar a segurança do campus e do entorno, a reitoria está trabalhando no planejamento de uma solução de videomonitoramento para atender, e o processo está em fase de elaboração do Termo de Referência. Em relação ao pactuado sobre o controle de acesso, está em fase de implantação do módulo de acesso local do Sistema Integrado de Gestão (SIG) do Ifes. O campus também providenciou o controle de acesso de veículos e planeja a reforma da guarita de vigilância, e também pretende instalar novas catracas de acesso.

De modo a contribuir com mais segurança dos servidores e alunos que utilizam transporte público, o campus conseguiu que uma linha de ônibus contemplasse a rua do campus no trajeto, e segue em parceira com a reitoria para que mais linhas possam também atender a essa necessidade. A instalação de um caixa de banco 24h, solicitada pelos estudantes, não foi ainda implementada por motivos orçamentários para providenciar a segurança adequada para receber um equipamento do tipo.

Investimento na área de pessoal
Da série de itens listados pelos servidores para a área de gestão de pessoas, a reitoria informou está realizando o Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) para 2020. Entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, os servidores devem acessar o Menu do Servidor no SIGRH e preencher o formulário disponível.

Quanto ao pedido de revisão dos critérios de flexibilização da jornada de trabalho para os servidores, a portaria nº 1486/2019 criou a Comissão Permanente de Flexibilização da Jornada de Trabalho dos servidores técnico-administrativos do Ifes, com base na Resolução do Conselho Superior nº 19/2014, cujo mandato é de dois anos. A reunião de instalação da comissão aconteceu após o processo eleitoral da CIS, que ocorreu em maio de 2019.

Em resposta à demanda por uma política de atenção à saúde, foi informado que está pronta a minuta de regulamentação da Política Efetiva de Atenção à Saúde dos Servidores, produzida pela Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (Cass). Para debater e incluir proposições qualificadas ao documento, será realizado um evento de imersão coordenado pelo setor.

Também foi comunicado que foram implementadas mudanças no processo de progressão docente, e que mais ajustes estão sendo planejados, com o uso do SIG para reduzir o retrabalho na coleta de informações. Para a chegada de novos servidores técnico-administrativos, os institutos federais dependem da criação de códigos de vagas pelo Ministério da Economia. Quanto à atribuição do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os técnicos, a pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional avaliou que não há indícios de que a reivindicação avance junto ao governo federal e à representação sindical.

Reuniões além da prestação de contas
Conforme planejado para esta etapa da Reitoria Itinerante, depois da reunião de prestação de contas, com estudantes e servidores, a equipe da reitoria permaneceu um período adicional no campus para se reunir com os setores ou servidores que manifestaram interesse em tratar outros temas e sanar dúvidas. Essa dinâmica segue pelas próximas reuniões, que acontecerão nos campi Piúma (25/09), Guarapari (26/09), Cariacica (30/09), Itapina (14/10) e Colatina (15/10). Acompanhe o cronograma.