O Ifes – Campus Itapina recebeu a reunião de prestação de contas da Reitoria Itinerante no dia 14 de outubro. No encontro com servidores e estudantes do campus foram apresentados os encaminhamentos e o andamento dos itens de pauta indicados por eles nas etapas de prospecção e pactuação, ocorridas em 2018.

Para melhorar os prazos para os pagamentos da assistência estudantil, uma demanda apresentada pelos estudantes, o campus implantou um fluxograma, com atividades e prazos, para agilizar as atividades dos setores envolvidos. Entretanto, o contingenciamento e atrasos na efetivação dos pagamentos seguem afetando a chegada do auxílio.

Aproveitando a oportunidade de tratar sobre o tema, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) explicou que apesar do aumento do percentual para assistência estudantil destinado na Matriz Conif, que define os percentuais para cada área conforme o previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias, e do aporte extra pela reitoria, o valor total anual para os institutos federais não recebeu aumento.

A Proen também divulgou o trabalho de revisão da Política Interna de Assistência Estudantil do Ifes. O novo documento vai nortear as atividades da área, incluindo as orientações recentemente enviadas pelo Ministério da Educação (MEC) com uma série de recomendações apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para padronizar procedimentos técnicos. Após a conclusão da parte técnica, ocorrerão encontros para discussão com os estudantes de todos os campi para inclusão de sugestões e esclarecimentos sobre o tema.

Ainda sobre melhorias para as atividades estudantis, os espaços próprios para o Diretório Acadêmico (DA) e o Centro Acadêmico (CA) foram disponibilizados pelo campus, e os canais de comunicação com a gestão local e com a reitoria tem sido mantidos abertos. Também está sendo planejado atendê-los com mais espaço físico nas construções que acontecerão no campus.

Nesse sentido, o pedido de apoio dos estudantes para a construção de Diretório Central dos Estudantes (DCE) de todo o Ifes teve como resposta da reitoria na forma de apoio para estabelecimento de canais de diálogo entre os alunos dos diversos cursos e campi. De acordo com o reitor, Jadir Pela, a organização estudantil deve ser realizada com independência pelos alunos, sem interferência da gestão, que pode ser colaborativa, desde que respeite a autonomia da representação discente. Atualmente, um dos assentos da representação discente no Conselho Superior do Ifes é ocupado por um estudante do campus.

Para atender uma outra demanda dos estudantes, o campus ajustou horário de funcionamento dos setores que fazem atendimento acadêmico, para contemplar aqueles que estudam no período noturno.

Esportes
Considerando a demanda por mais apoio e investimento na área esportiva, o campus tem participado de todos os eventos esportivos possíveis, mesmo com limitação orçamentária e financeira, incluindo competições estaduais e municipais. Em 2019, foram realizados os jogos internos, com ampliação no número de modalidades e participação, com alunos dos cursos técnicos e superiores. Nos Jogos Estaduais do Ifes (Jifes), o campus conquistou os títulos no futebol e atletismo, e representou o instituto na competição nacional, os Jogos das Instituições Federais (JIF 2019).

Quanto à infraestrutura física para os esportes, está sendo iniciada a reforma no piso das duas quadras poliesportivas, com recurso de emenda parlamentar. Também tramita o processo para contratação de projeto para a retirada da cobertura existente em uma das quadras, construção de uma nova cobertura, que atenderá ambas as quadras, construção de vestiários masculino e feminino e de uma pista de atletismo.

Economia e captação de recursos
A execução de um projeto de instalação de energia fotovoltaica, que constou nas demandas dos servidores, está sendo encaminhada por um plano de ação conjunta, elaborado entre os campi Itapina, Colatina e Santa Teresa (atendidos pela Empresa de Luz e Força Santa Maria S/A), que foi apresentado pelos diretores-gerais desses campi a deputados e senadores da bancada federal capixaba para pleito de emenda parlamentar para 2020.

E para regulamentar a comercialização da produção própria do campus, que já possui produtos agroindustriais, há um processo que está sendo analisado pela Procuradoria Federal junto ao Ifes para garantir que os recursos oriundos das vendas retornem para o campus.

Obras
Para a construção de um complexo pedagógico, com salas para atendimento ao ensino, pesquisa e extensão, a direção do campus estuda a possibilidade de execução do projeto no modelo de estrutura modular de aço, com menos complexidade e mais rapidez na execução. Esta e as demais obras solicitadas, a construção do auditório e da fábrica de ração, ainda dependem da captação de recursos pelo campus e pela reitoria.

Entre as iniciativas da reitoria para o campus recentemente, foi feita a aquisição de vinte aparelhos de ar-condicionado e a inclusão do campus no contrato vigente de manutenção predial, com a Empresa Murano.

Reuniões
Conforme planejado para esta etapa da Reitoria Itinerante, depois da reunião de prestação de contas, com estudantes e servidores, a equipe da reitoria permaneceu um período adicional no campus para se reunir com os setores ou servidores que manifestaram interesse em tratar outros temas e sanar dúvidas. Essa dinâmica segue pelas próximas reuniões, que acontecerão nos campi Colatina (15/10), Ibatiba (11/11), Venda Nova do Imigrante (12/11), Vitória (18/11) e Vila Velha (19/11). Acompanhe o cronograma.