O Campus de Alegre recebeu, nesta terça-feira (17), o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, para a reunião da Reitoria Itinerante. Essa é a primeira reunião da Rota 2, que também abrange os campi Cachoeiro de Itapemirim, Piúma e Guarapari. O reitor do Ifes ressaltou que a Reitoria Itinerante tem o objetivo de melhorar a comunicação entre a gestão e os campi, por meio de uma gestão participativa. “Claro que já temos conhecimento de muitas demandas, mas é muito bom poder ouvir e conversar com servidores e estudantes”, destacou.

Além do reitor, estiveram presentes os pró-reitores de Administração e Orçamento, Lezi José Ferreira; de Ensino, Adriana Pionttkovsky; de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo; e de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero; além da diretora de Extensão Comunitária e Relações Empresariais, Elizangela Campos da Rosa Broetto; do ouvidor do Ifes, José Maurício Rodrigues; e do coordenador da Reitoria Itinerante, Dennis Cazeli Ferreira.

Na conversa com os estudantes, foram discutidas as pautas prioritárias definidas por eles e os possíveis encaminhamentos tanto no âmbito da Reitoria quanto no campus. Entre as demandas apontadas pelos alunos está a contratação de professores para áreas específicas. Neste ponto, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, explicou que o Ifes recebeu 55 vagas de docentes, além de 20 para técnicos administrativos de nível superior. A distribuição das vagas está em discussão no Colégio de Dirigentes e até maio haverá a definição do quantitativo de vagas destinado ao Campus de Alegre.

O pró-reitor destacou a importância desse debate das pautas com os alunos. “Aqui podemos explicar até onde vai o campus e até onde vai a Reitoria, pois os Institutos Federais têm uma característica de autonomia para os campi”, afirmou.

Entre os servidores, uma das demandas apontadas foram mais reuniões via videoconferência, eliminando assim muitos deslocamentos do campus até Vitória. Para os servidores, as reuniões nesse formato reduziriam os custos com o deslocamento, como transporte e diárias, além de promover o seu bem-estar. Para o reitor, Jadir Pela, essa é uma questão não só tecnológica, mas também cultural. Ele firmou o compromisso da elaboração de planejamento para aquisição dos equipamentos necessários e adoção de uma política institucional para ampliar o número de reuniões via videoconferência.

Para conferir as demais pautas do campus, acesse: reitoriaitinerante.ifes.edu.br/tabela-de-pautas.