Representantes de estudantes e servidores do Campus Cariacica se reuniram, no dia 9 de agosto, com a equipe de gestores da Reitoria para discutir os encaminhamentos das pautas elencadas como prioridades dentro do projeto Reitoria Itinerante (veja tabela de pautas).Nesta fase do projeto, o objetivo das reuniões é discutir os encaminhamentos necessários para o atendimento das demandas.

Na reunião com os estudantes, uma das pautas de maior destaque foi sobre o apoio para a participação dos estudantes em atividades esportivas, como o Jifes. De acordo com os participantes, há poucos professores de educação física no campus e o treinamento para as competições fica prejudicado. Um dos encaminhamentos, propostos pelos próprios estudantes, foi o estudo da viabilidade da contratação de um “técnico esportivo”, cargo técnico administrativo.

Os servidores focaram as discussões em pautas como a padronização de procedimentos dos setores administrativos e nos ligados ao Ensino, além de contratação de novos servidores para o campus. Como encaminhamentos, o reitor do Ifes resolver as demandas com a implantação do SIG e com a alteração da portaria 246 após diálogo com o Conif.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, explicou que o objetivo da Reitoria Itinerante é promover a aproximação entre a Reitoria e os campi, incentivando as lideranças e buscando soluções para as demandas.

“Todos nós somos Ifes, amamos essa instituição e trabalhamos duro por ela. Sabemos que o momento político, social, econômico não é dos mais favoráveis, por isso precisamos ser criativos e pensar em como resolver as pautas que são prioritárias”, afirmou Jadir.

O estudante Fabrício Pianca, que é aluno de Portos e presidente do Grêmio, teve suas expectativas atendidas. “É importante poder conversar sobre as demandas, ouvir o que a gestão do Ifes tem a dizer. Agora vamos dar andamento às pautas no que se refere a nossa parte do trabalho”, afirmou.

O servidor Mauro Barbosa, coordenador geral de Administração, afirmou que agora gostou da iniciativa. “Não tinha expectativas muito altas, mas deu pra ver que as coisas estão caminhando bem, de forma sólida. Avalio como positiva a reunião”, comentou.

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no primeiro semestre de 2019.

Obs: Notícia publicada nesta data em razão da suspensão das ações de publicidade institucional durante o período eleitoral, que aconteceu entre 7 de julho e 28 de outubro de 2018.