Nos últimos dias 23 e 24 de maio, a Reitoria Itinerante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) concluiu mais uma etapa da Rota 3, chamada de Doce – Piraque-açu, que inclui os campi Itapina, Colatina, Linhares e Aracruz. Os gestores da Reitoria se reuniram com representantes de estudantes e servidores dos campi para compreender e registrar os encaminhamentos das pautas definidas pela comunidade há cerca de um mês.

Participaram das reuniões o reitor do Ifes, Jadir Pela, e os pró-reitores de Administração, Lezi José Ferreira; Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo; Pesquisa e Pós-graduação, André Romero; além do diretor de Graduação, Aldieris Braz Amorim Caprini, que representou a pró-reitora de Ensino, Adriana Pionttkovsky; e o diretor de Pós-Graduação, Pedro Leite; que representou a sua pró-reitoria nos campi Linhares e Aracruz. O projeto tem a coordenação do servidor Dennis Cazeli Ferreira, que acompanhou todas as reuniões.

Para Jadir, o projeto Reitoria Itinerante cumpre o seu desejo de realizar uma gestão participativa, fortalecendo o Ifes como uma rede. “A ideia é conversar com as lideranças, pois acreditamos que isso fortalece a cultura de representação em nossa instituição. Acredito que o reitor deve ser um promotor do diálogo e deve ser esforçar para juntas as pessoas. Mas devemos também qualificar esse diálogo, por meio da discussão das pautas prioritárias da comunidade, pactuando, sempre que possível, compromissos mútuos vinculados a cada uma delas”, comentou.

Entre as pautas de destaque desta rota estão investimentos em reformas para adequação e modernização de espaços, construção de auditórios, quadra de esportes e alojamento, compras de equipamentos de tecnologia de informação, entre outros.

“Estamos num contexto de poucos recursos para investimentos e procurando alternativas para atender as demandas mais urgentes. Mas temos que entender que não estamos mais em um momento de expansão, nosso momento é de consolidação. A participação das lideranças com novas ideias também é parte fundamental do projeto. É preciso que a comunidade acredite nesse processo e siga com a gente”, afirmou Luciano Toledo.

A próxima etapa da Rota 3: Doce – Piraquê-açu acontecerá no segundo semestre com o retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas. Agora, a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. Confira as fotos da Rota 3.

Rota 4 | Montanhas Capixabas
As reuniões da próxima rota, que incluem os campi Ibatiba, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa e Centro-Serrano acontecem entre os dias 18 e 20 de junho. Acesse a tabela de pautas.