No mês de setembro, a etapa de prestação de contas da Reitoria Itinerante do Ifes começou pelo Campus de Alegre, no dia 16. O reitor e os pró-reitores se reuniram com servidores e estudantes do campus para apresentar o andamento das demandas que foram indicadas em 2018 nas etapas de prospecção e pactuação.

Entre as demandas apresentadas pelos servidores, o pedido de implantação de uma sala de videoconferências serviu como propulsor para que a solução passasse a ser planejada de forma sistêmica para todos os campi do Ifes. Atualmente, para atender a essa necessidade mais urgente, o campus está usando uma sala de webconferência, reservada e reformada com recursos de projetos.

Considerando que o sistema de webconferência não oferece estabilidade na conexão, a Diretoria de Tecnologia da Informação, ligada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), vai licitar ainda este mês uma solução de videoconferência para todos os campi, conforme informou o pró-reitor, Luciano Toledo. Com isso, haverá melhores recursos técnicos para as reuniões, poderão ser reduzidos os custos e riscos envolvidos no deslocamento de servidores, além de favorecer mais ações de colaboração institucional, como a participação de membros externos em bancas de pós-graduação, por exemplo.

Inclusão
A inclusão de pessoas com deficiência foi um item prioritário para os dois segmentos: estudantes e servidores. A acessibilidade nos espaços físicos foi uma demanda apontada pelos estudantes, e tem sido contemplada nos projetos arquitetônicos das reformas e construções mais recentes que têm sido realizadas no campus. Já as áreas mais antigas, ainda dependem da elaboração de projetos e recursos financeiros para adaptação.

No mesmo sentido, os servidores dedicaram um ponto de pauta para solicitar que, além dos espaços físicos, haja oferta de formação para melhorar o atendimento a esse público. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) promoveu em 2018 o encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), e vem desenvolvendo outras ações em parceria com o campus.

Assistência estudantil
O aumento do valor e da quantidade dos auxílios, pleiteado pelos alunos, não ocorreu na forma esperada. Apesar do aumento do percentual destinado na Matriz Conif e do aporte extra pela reitoria, o valor total anual de 17 milhões para todo instituto ainda é aquém do necessário para todos os estudantes de todos os campi, que deveria ser de no mínimo 30 milhões, de acordo com a estimativa apresentada pelo reitor, Jadir Pela.

Recentemente, a Proen iniciou os trabalhos de revisão da Política Interna de Assistência Estudantil do Ifes. A revisão técnica havia sido concluída e foi iniciada a rodada de discussões com os estudantes nos campi. Entretanto, nos últimos dias o Ministério da Educação (MEC) encaminhou às universidades e institutos um ofício apresentando uma série de recomendações apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no sentido de padronizar procedimentos técnicos da área. Com isso, a pró-reitora de Ensino, Adriana Pionttkovsky, informou que documento está sendo reformulado para atender às indicações do ministério, e posteriormente voltar a ser apreciado pelos alunos.

Também para os estudantes, o aumento das visitas técnicas solicitado foi prejudicado pelo contingenciamento de recursos de custeio, mas do ponto de vista regulatório, conforme pactuado, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) aprovou junto ao Conselho Superior do Ifes as diretrizes para a regulamentação das visitas técnicas pelos campi, com orientações voltadas para que elas visem aos objetivos de aprendizagem do Projeto Pedagógico do curso do estudante.

Para melhorar o relacionamento entre o campus e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), demandada pelos servidores, o pró-reitor André Romero apresentou as ações desenvolvidas pelo campus com o apoio da reitoria, a regulamentação do Programa Pesquisador Produtividade, que atribui carga horária aos pesquisadores, e o lançamento de editais de pesquisa que buscam equilibrar a distribuição das bolsas e incentivar a participação de novos servidores em atividades desse tipo.

Gestão de pessoas
Os alunos, à época da etapa de pactuação das demandas, solicitaram a chegada de mais professores para áreas específicas. A diretora geral do campus, Valdete Tannure, explicou que hoje a maior carência está na área de Biologia, e que a única solução até o momento foi o reposicionamento das vagas dos docentes aposentados nas áreas com mais necessidade. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional anunciou que ainda este ano está prevista a realização de concurso público para docentes no Ifes, o que pode melhorar o cenário atual do campus, e conforme feito anteriormente, a divisão de vagas entre os campi e suas respectivas áreas será discutida de forma colegiada pelos dirigentes dos campi.

Obras no campus
A partir da captação de recursos via emendas parlamentares individuais do campus e complementação de valores pela reitoria, o campus tem seguido as reformas e construções iniciadas em 2018. Já foram concluídos: a reforma do Refeitório; o núcleo de Empresas Juniores, com cercamento e iluminação externa; o almoxarifado; e o laboratório de Classificação e Degustação de Café. A reforma da Agroindústria com conclusão próxima. A formulação dos projetos dos Centros de Vivência está em andamento, e falta licitar o projeto da área interna do internato, o que depende da captação de recursos para continuidade. A reforma, pavimentação e calçamento do Almoxarifado são obras que já estão empenhadas.

Sobre a liberação dos recursos de fonte própria, que são valores arrecadados pelo campus com a venda de produtos produzidos pela cooperativa de alunos, mas que ficam retidos em conta da União, a Pró-Reitoria de Administração (Proad) tem trabalhado para que esses valores cheguem ao campus com menos atraso e em sua integralidade.

Próximas reuniões
A etapa de prestações de contas da Reitoria do Ifes já esteve nos campi Montanha, São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco e Viana. Ainda no mês de setembro estará nos campi Cachoeiro de Itapemirim (17), Serra (23), Piúma (25), Guarapari (26) e Cariacica (30). Acompanhe o cronograma de reuniões.