Mais bolsas de pesquisa, extensão e cursos de capacitação (dinters, minters e incompany) estão entre as prioridades de estudantes e servidores do Campus Venda Nova do Imigrante, que faz parte da Rota 4| Montanhas Capixabas,  do Projeto Reitoria Itinerante . As reuniões com a equipe gestora da Reitoria aconteceram na última quarta-feira (20).  Também foram discutidas possibilidades de intercâmbios e otimização dos sistemas utilizados no Instituto Federal do Espírito Santo, entre outras pautas. Veja tabela completa.

Participaram das reuniões o reitor da Instituição, Jadir Pela; e os pró-reitores Renato Tannure (Extensão), Adriana Pionttkovsky (Ensino), Lezi Ferreira (Administração), além do diretor de pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero; e o diretor de Planejamento da instituição, Marcelo Tedoldi, representando o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo. O diretor-geral do campus, Aloísio Carnieli também acompanhou as duas reuniões.

Jadir começou as reuniões contextualizando estudantes e servidores sobre a instituição e seus campi, sobre a rede em que o Ifes está inserido e sobre as questões que envolvem orçamento. O reitor ainda comentou sobre o objetivo de promover o diálogo e pensar sobre as perspectivas de encaminhamentos para as pautas que são prioridades para cada segmento. “Viemos aqui conversar e ouvir de vocês mais detalhes sobre essas demandas para pensarmos juntos como vamos avançar”, complementou Jadir.

Sobre as oportunidades de pesquisa, Sávio explicou que os estudantes devem procurar os pesquisadores do campus para inscrever propostas em editais de fomentos externos. “Aqui no Ifes estamos tentando manter a quantidade de bolsas. Este ano teremos um pequeno aumento. A boa notícia que tenho hoje é que conseguimos 28 bolsas com a Fapes, não é muito, mas são mais algumas possibilidades”, contou o diretor de Pesquisa.

O pró-reitor de Extensão, Renato Tannure, afirmou que o fomento no Ifes para a extensão começou em 2016, já num momento de crise. “Temos conseguido manter o valor e lutamos para não diminua. O grande problema é que não existem bolsas para a extensão nem do CNPQ, nem da Fapes. Dependemos dos recursos internos e de alguns projetos específicos”, afirmou Tannure.

Outra novidade anunciada na reunião com os estudantes é a migração do Sistema Acadêmico utilizado pelo Ifes para outra plataforma, disponível no Sistema Integrado de Gestão (SIG), chamado de SIG AA. “O sistema já foi adquirido e é customizável, mas essa migração acontecerá de forma muito responsável e segura, para que os dados não sejam perdidos. A perspectiva é que começaremos a utilizar o sistema de forma ampla em três anos”, explicou o diretor de planejamento do Ifes, Marcelo Tedoldi.

A estudante Andressa Falqueto, do Curso de Tecnologia de Alimentos”, considerou a reunião produtiva “Acho que as demandas dos cursos técnicos e dos cursos superiores são bem diferentes, então a reunião poderia ser separada. Mas sei que a questão do tempo e do número de demandas é complicada. O tempo foi curto mais achei muito bom”, ponderou a estudante.

Sobre as possibilidades de minters, dinters e cursos incompany, para servidores, Sávio apresentou todas as possibilidades que o Ifes já apresenta e destacou alguns novos cursos que serão ofertados, como o ProfAdm, um mestrado em rede na área de administração, e um Dinter com a UFRJ na área de Educação. “Vamos batalhar por outros também, vocês podem sugerir algumas possibilidades, que corremos atrás lá na PRPPG. É importante destacar também que eles precisam ser viáveis econômicamente”, afimou o diretor de Pesquisa.

O servidor Erivelton Guizzard considerou a dinâmica bem participativa e positiva. “O importante agora é darmos continuidade aos encaminhamentos e médio e longo prazo. Foi muito bom, dentro das minhas expectativas”, afirmou.

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no segundo semestre deste ano.