A Reitoria Itinerante do Ifes é um dos projetos relacionados ao Plano de Governança Ifes 2017-2021. Tem como objetivo aproximar a gestão (Reitoria) das atividades cotidianas dos campi, com foco resolutivo, atuando de forma colaborativa com a direção-geral de cada campus, de forma a promover o trabalho em rede e uma gestão compartilhada e descentralizada. Veja quais são as etapas do projeto:

1) Reunião preliminar com os campi para levantamento/prospecção da pauta a ser discutida;
2) Visita do reitor e sua equipe para pactuação de propostas de resolução das questões pautadas previamente;
3) Elaboração de Plano de Ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com identificação dos responsáveis pelas atividades;
4) Desenvolvimento e acompanhamento das atividades;
5) Retorno do reitor e equipe para prestação de contas das ações pactuadas, com a avaliação das soluções implementadas (concluídas ou em curso).

O que acontece em cada etapa do projeto Reitoria Itinerante?

A Reitoria Itinerante do Ifes é dividida em cinco etapas. O processo se inicia com a realização de reuniões para levantamento de pautas nos campi a cada mês, com a participação de servidores e estudantes, representados por seus líderes, como os coordenadores de setor e representantes de turma.

A visita do reitor ocorrerá cerca de um mês depois da realização da primeira etapa. Essa visita se dará da seguinte maneira: a equipe da Reitoria vai ao campus e realiza reuniões com cada segmento (alunos e servidores) em um turno, pactuando a definição de prioridades e encaminhamentos.

Depois, a equipe da Reitoria Itinerante se reúne com a gestão do campus para elaboração de um plano de ação, que será cadastrado no Sistema de Gestão Participativa (SGP). Até que aconteça a próxima etapa, o gestor do campus acompanha o desenvolvimento das atividades no sistema.

O projeto prevê ainda uma quinta e última etapa, quando haverá um novo encontro nos campi já visitados, após um período de seis meses a um ano, para apresentação da prestação de contas dos assuntos pactuados no encontro anterior.

Se você está com dúvidas,  pode acessar a  página de Perguntas Frequentes.

Acesse o Plano de Governança Ifes 2017-2021.

Conheça as rotas do projeto Reitoria Itinerante

Rota 1 | Itaúnas – Cricaré

A Rota 1 da Reitoria Itinerante do Ifes inclui os campi Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Mateus e Montanha.

A Rota 1 abrange os campi Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Mateus e Montanha.

Rota 2 | Itapemirim – Rio Novo – Ponto Doce

A Rota 2 da Reitoria Itinerante do Ifes inclui os campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma e Guarapari.

A Rota 2 engloba os campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma e Guarapari.

Rota 3 | Doce – Piraquê-açu

A Rota 3 da Reitoria Itinerante do Ifes inclui os campi Aracruz, Linhares, Colatina e Itapina.

A Rota 3 reúne os campi Aracruz, Linhares, Colatina e Itapina.

Rota 4 | Montanhas Capixabas

A Rota 4 da Reitoria Itinerante do Ifes inclui os campi Ibatiba, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa e Centro-SerranoA Rota 4 compreende os campi Ibatiba, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa e Centro-Serrano.

Rota 5 | Grande Vitória

A Rota 5 da Reitoria Itinerante do Ifes inclui os campi Serra, Vitória, Cariacica, Viana e Vila Velha.A Rota 5 é integrada pelos campi da Grande Vitória: Serra, Vitória, Cariacica, Viana e Vila Velha.

Rota 6 | Ilha da Vitória

A Rota 6 da Reitoria Itinerante do Ifes inclui a Reitoria, o Cefor e o Polo de Inovação Vitória/Polo Embrapii.

A Rota 6 é composta pela própria Reitoria, pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e o Polo de Inovação Vitória/Polo Embrapii.

Conheça o Plano de Governança Ifes 2017-2021