Representantes dos estudantes dos campi Linhares e Aracruz se reuniram, nesta quarta-feira (23), com a equipe de gestores da Reitoria para discutir os encaminhamentos das pautas elencadas como prioridades dentro do projeto Reitoria Itinerante (veja tabela de pautas). As reuniões aconteceram pela manhã em Linhares e no início da tarde em Aracruz. Entre as pautas mais importantes estava a construção de uma quadra de esportes no Campus Aracruz e um auditório no Campus Linhares.

Nesta fase do projeto, o objetivo das reuniões é discutir os encaminhamentos necessários para o atendimento das demandas. Em Aracruz, o projeto da quadra de esportes será executado em três etapas: primeiro a quadra, depois a cobertura e em seguida os vestiários. O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, firmou o compromisso de destinar recursos para a execução do projeto da obra, que já está sendo tocado pelo campus.

Já em Linhares, para que o auditório seja construído, os alunos precisam, junto com a gestão do campus, especificar melhor a demanda, com a definição da quantidade de lugares, tamanho e infraestrutura necessária. Eles devem ainda analisar alguns modelos de projeto, como o que será executado pelo Campus Montanha. Assim, deverão construir um projeto para que seja analisada a viabilidade do investimento com os recursos disponíveis da instituição.

“É necessário definir um escopo, há uma série de desdobramentos. Mas os projetos precisam estar prontos para quando os recursos chegarem. Esses projetos sinalizam, de fato, o que a comunidade quer fazer. Por isso, é muito importante já iniciar esse trabalho”, destacou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo.

Os estudantes ainda discutiram outras pautas e foram informados pela equipe gestora da Reitoria sobre diversos assuntos. “Viemos aqui para avançar com o diálogo, temos o objetivo também de formar líderes, informar e refletir sobre cada demanda. O reitor tem o papel de promover as discussões e colocar em prática uma gestão participativa”, afirmou Jadir.

“Temos esperança de que nossas demandas serão atendidas. Achei o tempo um pouco apertado, mas gostei muito da metodologia. Ficamos muito à vontade para falar”, destacou o estudante de Linhares, Cícero Pereira de Lima. Já o estudante Arthur Machado considerou a reunião importante para entender como funcionam os processos. “Muitas vezes achamos que as coisas não são realizadas por falta de vontade dos gestores, mas hoje podemos entender que há todo um contexto, há burocracia e falta de orçamento. Foi legal porque foram esclarecidos alguns critérios”, afirmou.

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no segundo semestre deste ano.