O Ifes – Campus São Mateus foi o segundo campus a receber a reunião de prestação de contas da Reitoria Itinerante do Ifes, no dia 7 de agosto. O reitor, pró-reitores e representantes das Pró-Reitorias apresentaram o andamento das demandas definidas em 2018 e as perspectivas de conclusão para os itens que até momento não foram contemplados.

A questão mais presente nas demandas que foram apresentadas por servidores e estudantes nas duas primeiras etapas da Reitoria Itinerante (prospecção e pactuação) é a necessidade de infraestrutura física. O campus tem sofrido, ao longo dos últimos anos, com a falta de espaços adequados para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

O prédio principal do campus, cuja obra esteve paralisada por uma série de questões estruturais e legais, foi objeto de intensa atenção e busca por soluções por parte da gestão do campus e da reitoria, incluindo no período posterior às reuniões da reitoria itinerante no campus. Conforme explicou o reitor, Jadir Pela, o processo de recuperação da estrutura é inevitável e inadiável, pela necessidade da comunidade por mais espaço e pelo aspecto da responsabilidade administrativa.

Com isso, nos últimos meses a reitoria providenciou o desembaraço judicial da obra e apoiou o processo licitatório para a obra de recuperação estrutural do prédio. O valor da obra é de R$ 3.349.300,21, e foi repassado pela reitoria, até o momento, R$ 1 milhão. Essa primeira quantia investida é oriunda de emenda da bancada capixaba conquistada pelo Ifes. O início da obra será em 21 de agosto, cuja ordem de serviço foi assinada com a presença da Reitoria Itinerante no campus.

Outras obras necessárias
As demais demandas por obras, tais como a biblioteca, a cobertura da quadra, construção de refeitório, estrutura dos passeios – indicadas pelos estudantes, e a construção dos blocos II e III do Anexo II – indicada pelos servidores, apesar de não terem recursos financeiros disponíveis, elas seguirão sendo objeto de estudo de viabilidade e encaminhamentos do campus.

A quinta pauta dos estudantes pediu o aumento do valor da assistência estudantil. Em 2018, além do valor previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), de R$ 428.202,00, foi aportado pela reitoria R$ 53.562,00. Já em 2019, o previsto na LOA é de R$ 554.835,00, sendo que até o mês de julho o campus já recebeu 61% do recurso. A Pró-Reitora de Ensino, Adriana Pionttkovsky, explicou que está em curso a revisão da Política Estudantil do Ifes, e que em breve haverá uma rodada de consulta pública nos campi para a consolidação do documento.

Sobre a rubrica para pesquisa e extensão que foi item de pauta dos servidores, dado que não houve aumento do recurso disponível, foram realizadas ações para equalizar a distribuição de bolsas pelas Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Na Extensão houve a inclusão da possibilidade de solicitação de uma segunda bolsa em cada proposta de ação, com obrigatoriedade de inclusão de estudantes do técnico, possibilitando o atendimento de mais alunos. A PRPPG lançou, entre outros, dois editais voltados para novos pesquisadores e também conseguiu regulamentar o Programa Pesquisador Produtividade, que atribui carga horária aos pesquisadores.

Quanto ao pedido de revisão dos critérios de flexibilização da jornada de trabalho para os servidores, a portaria nº 1486/2019 criou a Comissão Permanente de Flexibilização da Jornada de Trabalho dos servidores técnico-administrativos do Ifes, com base na Resolução do Conselho Superior nº 19/2014, cujo mandato é de dois anos. A reunião de instalação da comissão aconteceu após o processo eleitoral da CIS, que ocorreu em maio de 2019.

Em resposta à demanda dos servidores para uma política de atenção à saúde, foi informado que está pronta a minuta de regulamentação da Política Efetiva de Atenção à Saúde dos Servidores, produzida pela Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (Cass). Para debater e incluir proposições qualificadas ao documento, será realizado um evento imersão com liderado pelo setor. E quanto ao pedido para a capacitação, foi aprovada a Política de Capacitação do Ifes (Resolução do Conselho Superior nº 46/2018) e, com isso, criada a comissão para Planejamento, Acompanhamento e Avaliação do Plano Anual de Capacitação do Ifes (Portaria nº 786/2019), que está preparando o levantamento da necessidade de capacitação dos servidores.

Novo formato da visita aos campi
Diferentemente da reunião de pactuação, em que os integrantes da Reitoria Itinerante passavam em dois campi em um mesmo dia, com duas reuniões em cada, o formato da prestação de contas passou a ser de reunião única com os dois segmentos (servidores e estudantes) em cada campus, e a equipe da reitoria permanece um período no campus para se reunir com os setores ou servidores que tenham interesse.

As próximas reuniões do mês de agosto acontecerão nos campi Nova Venécia (19), Barra de São Francisco (20) e Viana (26). Confira o cronograma das próximas reuniões.