A reitoria itinerante do Ifes iniciou a sua quinta etapa, de prestação de contas, no Campus Montanha, no dia 6 de agosto (terça-feira). Durante o encontro com servidores e estudantes, o reitor e os representantes das pró-reitorias apresentaram o andamento dos itens de pauta pactuados na segunda etapa, ocorrida em 2018.

No Ifes – Campus Montanha, a questão da assistência estudantil foi ponto de pauta tanto no segmento dos estudantes quanto dos servidores. À época da definição da demanda, foi solicitado o aumento do valor da assistência. Em 2018, além do valor previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), de R$ 157.371,00, foi aportado pela reitoria R$ 108.570,00. Já em 2019, o previsto na LOA é de R$ 221.653,00, sendo que até o mês de julho o campus recebeu 49% do recurso.

Na assistência estudantil, houve aumento de 10% na matriz Conif. O que significa que, do total de recursos do governo federal para os institutos, a fatia destinada para assistência estudantil foi ampliada. Conforme explicou o reitor, Jadir Pela, em 2019 o recurso para assistência para todo o Ifes é de R$ 17 milhões, mas o ideal seria de, no mínimo, R$ 30 milhões.

Fazenda experimental

Também como ponto de pauta coincidente aos segmentos dos servidores e estudantes, o campus demandou a construção de uma fazenda experimental. Até o momento não houve a captação de recursos para a realização, porém o campus construiu um biotério para ovinos como primeira iniciativa da fazenda. Foi ressaltado pelos participantes das discussões na reunião que a construção é um processo de longo prazo.

Das três outras demandas dos estudantes, o aumento das visitas técnicas foi prejudicado pela questão orçamentária, e do ponto de vista regulatório, o Ifes publicou as diretrizes para que os campi divulguem suas regulamentações de visitas técnicas, com orientações voltadas para que elas visem aos objetivos de aprendizagem do Projeto Pedagógico do curso do estudante.

Para agilizar a operação da incubadora, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) tem dado suporte para a estruturação da incubadora no campus, e, a fim de atender uma demanda imediata dos alunos do curso técnico integrado em Administração, deve acontecer uma ação parceria com a Junior Achievement, para atividades de prática de gestão e empreendedorismo.

Sobre o aumento de recursos para a iniciação científica, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informou que em 2108 foram distribuídas 321 bolsas para a graduação e cursos técnicos, com recursos de R$ 739,6 mil, aumento de 4% comparado a 2017. De acordo com o diretor de Pós-Graduação, Pedro Leite, o Ifes segue em diálogo com a Fapes (Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo) na expectativa do aumento na quantidade de bolsas. Também foi regulamentado em 2019 o Programa Pesquisador Produtividade, que atribui carga horária aos pesquisadores.

Quanto às demandas dos servidores, o pedido de aumento de vagas, feito no período entre as duas visitas da reitoria itinerante, o campus recebeu sete códigos de vagas, dois para docentes e cinco para técnicos administrativos. As outras duas demandas referem-se a obras: a construção do bloco administrativo, que atualmente está com o projeto pronto e com previsão de custo de R$ 7,5 milhões – e que contará com 32 ambientes, incluindo uma nova biblioteca – já em fase de captação dos recursos pela reitoria; e a construção do ginásio, obra já em andamento, com custo de pouco mais de R$ 1,5 milhão, com previsão de entrega em novembro de 2019.

Novo formato nos campi

Diferentemente da reunião de pactuação, em que os integrantes da reitoria itinerante passavam em dois campi em um mesmo dia, com duas reuniões em cada, o formato da prestação de contas passou a ser de reunião única com os dois segmentos (servidores e estudantes) em cada campus, e a equipe da reitoria permanecendo um período no campus para se reunir com os setores ou servidores que tenham interesse.

No mês de agosto, a reitoria itinerante visitará os campi São Mateus (dia 7), Nova Venécia (19), Barra de São Francisco (20) e Viana (26). Confira o cronograma das próximas reuniões.