Gestores da Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estiveram no Campus Centro-Serrano, nesta terça-feira (19), para discutir encaminhamentos das pautas selecionadas por estudantes e servidores, dentro do projeto Reitoria Itinerante. Na reunião com os alunos o destaque ficou com o calçamento do campus e a construção de uma quadra de esportes.

Já os servidores focaram as discussões no problema da falta de transporte público na região do campus e também na necessidade de critérios de remoção mais claros no Ifes. Nas duas reuniões, o reitor do Ifes, Jadir Pela, contextualizou os participantes sobre a Rede Federal e sobre o tamanho do Ifes, que têm 25 unidades incluindo 21 campi, Cefor, Polo de Inovação, Fábrica de Ideias e Reitoria.

“O Campus Centro-Serrano fez três anos em 2018. E cada campus do Ifes está em um momento diferente. Em todos, nós fazemos o melhor para atender as demandas selecionadas por estudantes e servidores. Mas é necessário entender o tamanho da instituição e contexto em que estamos inseridos, que é difícil”, comentou o reitor.

Com os alunos, o reitor se comprometeu a realizar ainda este ano a obra de calçamento do campus, para acabar com o problema da lama e da falta de um local adequado para embarque e desembarque de alunos. As outras demandas por investimentos, como a construção da quadra de esportes e a estruturação de laboratórios, devem ser detalhadas para aguardarem o recurso que virá por meio de uma emenda impositiva parlamentar.

“O recurso virá para o Ifes como um todo, são R$ 28 milhões. Quando ele chegar, vamos decidir, junto com os diretores-gerais, quais serão as demandas atendidas em toda a instituição. Mas, neste momento, é a única saída que temos para avançar com os investimentos”, explicou Jadir.
Com os servidores as demandas por investimentos receberam os mesmos encaminhamentos. A falta de transporte público para a região de Caramuru, onde o campus está instalado, é um problema crítico que foi muito discutido na reunião.

Como encaminhamentos para essa demanda estão: reunir com os prefeitos dos municípios da região para apresentar mais uma vez essa demanda, analisar uma decisão judicial recente que possibilita o reembolso quando a pessoa utiliza o próprio carro como transporte, e analisar processos de reembolso do auxílio transporte que estão na Reitoria.

Os servidores cobraram ainda por critérios mais claros para as remoções na instituição. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo, explicou que essas mudanças já estão começando a acontecer.

“Conseguimos incluir 50% das vagas disponíveis para remoção neste edital que está publicado, mas queremos chegar a 100%. Além disso, nossa perspectiva é criar um site para remoções e redistribuições na instituição, onde pessoas do Ifes e da Rede Federal poderão registrar suas intenções e ele funcionará como um banco, de forma transparente e permanente”, afirmou Luciano.

O servidor Iverson Ribeiro Muniz Pena, que é auxiliar em administração, tem uma boa expectativa em relação à reunião. “Gostei da metodologia e achei que as conversas avançaram mais do que eu esperava. Apesar da conjuntura atual, temos soluções internas possíveis e cabíveis. Acho que temos uma boa perspectiva de futuro”, afirmou.

O estudante Alvaro Lahass, que também é presidente do Grêmio Estudantil do campus, está esperançoso com a reunião. “Eu espero que a gente consiga desenvolver os projetos que temos com o apoio da Reitoria”, comentou.

Participaram das reuniões o reitor da Instituição, Jadir Pela; e os pró-reitores Luciano Toledo (Desenvolvimento Institucional), Renato Tannure (Extensão), Adriana Pionttkovsky (Ensino), Lezi Ferreira (Administração), além do diretor de pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero. O diretor-geral do campus Centro-Serrano, Vagner Poltronieri, também acompanhou as reuniões.

Agora a equipe da Reitoria dará início a um plano de ação e cadastramento no Sistema de Gestão Participativa, com a identificação dos responsáveis pelas atividades das demandas pactuadas. O retorno do reitor e equipe para prestação de contas e avaliação das soluções implementadas acontecerá no segundo semestre deste ano.

Semana do Arte e Literatura

Num momento de intervalo entre as duas reuniões, a equipe gestora da Reitoria pôde participar do evento de abertura da Semana de Arte e Literatura do Campus Centro-Serrano. O evento contou com a participação do Grupo de Trombonistas de Santa Maria de Jetibá e de alunos de todo o campus.